Navegar

18/11/2020

Mistério dos buracos negros fica em 1º lugar no Prêmio IMPA-SBM

Reprodução GloboNews

A reportagem vencedora do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2020 na categoria “Divulgação Científica” falou sobre os mistérios que a ciência vem tentando desvendar e os já descobertos sobre os buracos negros. Tema do programa Sem Fronteiras, da GloboNews, a matéria do correspondente internacional Jorge Pontual destacou o primeiro registro, divulgado em 2019, da região no espaço que tem o campo gravitacional tão intenso a ponto de atrair para seu interior tudo aquilo que a rodeia. 

“A notícia celebrada como um dos maiores feitos científicos do ano vai ser lembrada por séculos”, afirmou o jornalista. Para alcançar o feito, foi necessária a organização de uma colaboração inédita de mais de 200 cientistas de todo o mundo. O próximo passo vai ser descobrir o buraco negro existente no centro da Via Láctea, um trabalho que envolve “perseverança, paciência e cooperação”. 

Leia mais: Em live sobre simetria, Marcelo Viana fala do Teorema Mágico
‘Diálogo entre jornalistas e ciência é fundamental’, diz Viana
‘Ciência da vida eterna’ garante 3º lugar no Prêmio IMPA-SBM

Na reportagem especial, Pontual entrevista uma série de especialistas envolvidos nesta grande força-tarefa científica. Tentar registrar um buraco negro foi uma ideia que surgiu no início dos anos 90, quando o astrônomo  Sheperd Doeleman decidiu que faria a primeira imagem. A equipe chefiada pelo especialista alcançou o feito mais de 25 anos depois e, para divulgar a imagem, levaram 10 meses. “Grupos de trabalho espalhados pela Europa, Ásia, África, Europa e América do Sul e do Norte guardaram segredo por esse tempo todo para fazer todos os testes e garantir que a imagem era mesmo real”, explicou o jornalista. 

“Se existe uma coisa especial da ciência, fora as várias aplicações dela, é uma demonstração do que somos capazes, quando há esse trabalho juntos para o fim comum. Nós que somos uma espécie que adora contar história estamos realmente contando a nossa história de uma forma extremamente dramática, ligando cada um de nós a uma história muito maior que a nossa, que é a história do universo, como um todo”, disse Marcelo Gleiser, físico da Faculdade de Dartmouth, à reportagem. 

Confira o programa Sem Fronteiras, da GloboNews, na íntegra! 

Leia também: Na Folha, o maior matemático do Ocidente islâmico
 Vencedor do Prêmio IMPA-SBM questiona origem matemática