Navegar

02/04/2018

Prazo para inscrição na OBMEP 2018 termina hoje

Criada para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pelo conhecimento, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) tem transformado vidas. Histórias inspiradoras como a das trigêmeas Fábia, Fabiele e Fabíola Loterio, de Santa Leopoldina, município rural do Espírito Santo, surgem em todos os Estados do país.

Leia também: IMPA lança pedra fundamental de seu novo campus
Grandes professores de matemática moldam destinos
OBMEP ajuda a mudar a vida de jovens estudantes

O talento das meninas foi descoberto pela OBMEP em 2014, quando tinham 13 anos. Desde então, mesmo sem acesso à internet e muitas vezes estudando com livros emprestados, as irmãs conquistaram 14 medalhas (cinco ouros, quatro pratas e cinco bronzes). Hoje, as três cursam Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e recebem auxílio financeiro das bolsas OBMEP-TIM.

Para que novas histórias assim surjam, escolas municipais, estaduais, federais e privadas, com turmas dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio, têm até esta segunda-feira (2) para fazer a inscrição na 14ª edição da OBMEP, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). No ano passado, a competição reuniu 18,2 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros.

A inscrição deve ser realizada pelas escolas na ficha disponível exclusivamente na página da OBMEP.

As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Sobre a OBMEP 

Criada em 2005 e realizada pelo IMPA com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). 
O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Biênio da Matemática

A OBMEP integra as atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018. Ao longo deste ano, será realizada uma série de ações nacionais e internacionais que buscam, entre outros objetivos, incentivar o estudo da disciplina, popularizá-la e promover atividades que contribuam para aproximar o público e a Matemática. Entre eles, o mais importante encontro da área, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, em inglês), em agosto, no Rio de Janeiro.

Leia também: Entrevista de Marcelo Viana à Fapesp: “Uma equação difícil”
Matemático Chaim Samuel Hönig morre, em SP, aos 92 anos