Navegar

12/08/2019

IMPA recebe curso de Topologia Simplética e Mecânica Celeste

Umberto Hryniewicz (pesquisador visitante do IMPA e vencedor do prêmio SBM em 2015), Urs Frauenfelder (Universidade de Augsburgo) e Pedro Salomão (Universidade de São Paulo) ministrarão aulas sobre Topologia Simplética e Mecânica Celeste até quarta-feira (14), no IMPA. O curso integra a programação do Semestre Temático, que neste ano aborda a área de Geometria Simplética.

Dentre os temas da programação de estudos dos cursos estão Dinâmica Hamiltoniana, Dinâmica Simplética, Teorema de Noether, Problema de Kepler, Pontos de Lagrange e o Teorema de Poincaré-Birkhoff.

Leia também: O que querem as mulheres matemáticas, afinal?
Doutor pelo IMPA publica artigo sobre dengue no Brasil
No Blog Ciência & Matemática, uma reflexão sobre a cola

A geometria simplética tem sido alvo de intenso desenvolvimento recente no cenário internacional. No Brasil, a área passou por um notável progresso e expansão nos últimos anos. O grupo de pesquisadores brasileiros do tema, em sua maioria do Rio de Janeiro e de São Paulo, tem se debruçado principalmente sobre os núcleos da Topologia e Dinâmica Simplética e da Geometria de Poisson.

O semestre temático pretende contribuir para o desenvolvimento da Geometria Simplética no Brasil pelo estímulo a colaborações de pesquisadores locais e nacionais com internacionais e à formação de alunos de mestrado e doutorado.

Mais informações podem ser conferidas aqui

Programação

13/08 (terça-feira): 

9h30 – 11h: Urs Frauenfelder

Local: Auditório 3

11h – 12h30: Umberto Hryniewicz

Local: Auditório 3

14/08 (quarta-feira)

10h – 11h30: Pedro Salomão

Local: Auditório 3

Leia também: Pedro Salomão faz apresentação sobre sistema de Hénon-Heiles
Cartaz da OBMEP 2019 faz homenagem aos índios