Navegar

12/01/2018

PAPMEM, workshop e Programa de Verão movimentam o IMPA

Já agitado pelos cerca de 400 estudantes do Brasil e do exterior inscritos no Programa de Verão e pelos participantes do workshop Extremal and Structural Combinatoric, o IMPA ficará ainda mais movimentado nos próximos dias com as atividades do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM).

Realizado em módulos independentes, duas vezes por ano, durante o recesso escolar, o programa é um treinamento gratuito para professores de Matemática de todo o Brasil, com foco no conteúdo das três séries do Ensino Médio e em tópicos do Ensino Fundamental.

Leia também: IMPA divulga ICM 2018 no Joint Mathematical Meeting
IMPA e SBM lançam documento sobre a Matemática no Brasil
Até nas férias a praia deles é a Matemática

Na primeira edição de 2018, as aulas serão ministradas de 22 a 26 de janeiro, em tempo integral, das 9h às 17h. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (19).

As aulas expositivas serão realizadas pela manhã, no IMPA, e transmitidas ao vivo para os cerca de 70 centros multiplicadores instalados em universidades de todo o país, por meio da infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O período da tarde será dedicado aos estudos dirigidos, supervisionados por professores de cada instituição.

Desde a criação, em 1990, pelo pesquisador do IMPA Elon Lages Lima (1929-2017), o PAPMEM já beneficiou mais de 20 mil professores. As discussões do programa resultaram na série de livros “Coleção do Professor de Matemática”, publicada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Workshop internacional sobre grafos

Enquanto o PAPMEM não começa, auditórios e salas de aula do IMPA têm sido ocupados pelos participantes do Programa de Verão e do workshop internacional Extremal and Structural Combinatorics.

Iniciado na segunda-feira (8), o encontro tem dois focos. Nesta primeira semana, as discussões foram em torno da Teoria dos Grafos (Structural Graph Theory), com a presença de conferencistas de instituições como Princeton University, Oxford University, Universidad de Chile e Wilfrid Laurier University.

Na próxima semana, os participantes estudarão a Teoria Extremal dos Grafos e a Teoria de Ramsey (Extremal Graph Theory and Ramsey Theory). O assunto será debatido em conferências principais e short talks por professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of Illinois, Miami University, University of California e University of Birmingham, entre outras.

Especialista na área de probabilidade e combinatória, o professor do IMPA Robert Morris integra o comitê organizador do workshop, com Bruce Reed (CNRS/IMPA) e Simon Griffiths (PUC-Rio). Professor da instituição desde 2010, Morris ganhou, no ano passado, o Prêmio MCA no Congresso de Matemática das Américas, no Canadá, e o Prêmio Sociedade Brasileira de Matemática.

Mais informações sobre o PAPMEM e o workshop sobre grafos pode ser obtidas no site do IMPA.

Leia também: ICM 2018 lança canal no YouTube com vídeo de boas-vindas
Folha: Pál Erdös, para quem matemática era vida
Pedidos de auxílio para ICM 2018 prorrogados até 5 de fevereiro