Navegar

23/03/2022

Papel da ciência será debatido em seminário no IMPA

Apesar de ter sido o principal elemento para a construção do mundo moderno, é comum que a sociedade não compreenda com precisão a utilidade da ciência. Em tempos de negacionismo, o saber científico está sendo ainda mais refutado – e, quando não, atacado. Para promover uma reflexão sobre o tema, o professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Fernando Fernandez apresenta o seminário interdisciplinar “Essa tal de ciência”, nesta sexta-feira (25), no IMPA. A apresentação, voltada ao público-geral, será às 13h30, na sala 224.

“Pretendo passar para o público um pouco sobre o que a ciência é, como ela mudou o mundo e como é necessária neste momento de obscurantismo e gigantesca enrascada planetária, com mudanças climáticas e problemas sociais eminentes”, conta Fernandez.

Leia mais: Em palestra, Orenstein propõe novos estimadores de média
Wodson Mendson apresenta tese nesta quinta-feira (24)

Representantes do MCTI e da Finep visitam o IMPA

Para o pesquisador, “a ciência não é parte do mundo moderno, ela fez o mundo moderno. Qualquer coisa que melhorou a vida das pessoas nos últimos séculos, desde a medicina até a democracia moderna, veio da ciência.”

O seminário vai abordar ainda o porquê da resistência que o conhecimento científico tem despertado na população recentemente. Segundo Fernandez, uma das raízes deste problema está na filosofia pós-modernista, “que trouxe uma visão de que não existe uma realidade independente do observador e que toda narrativa é igualmente válida.” 

O pesquisador acredita que a palestra pode ser útil mesmo para cientistas já familiarizados com a discussão, como os matemáticos do IMPA, “para polirem seus argumentos para os debates que têm sido travados hoje em dia em relação à ciência.”

Leia também: Em artigo, Roberto Imbuzeiro fala dos riscos e potenciais da IA
Na Folha, Viana conta a história de um duelo matemático