Navegar

22/03/2022

Wodson Mendson apresenta tese nesta quinta-feira (24)

Realizar uma pesquisa sobre folheações em característica positiva não estava nos planos de Wodson Mendson quando ele ainda estava na escola e, apesar da paixão pela matemática, sequer imaginava ser possível seguir carreira na área. Na quinta-feira (24), ele apresenta a tese de doutorado “Folheações de codimensão um em característica positiva e aplicações”, às 16h30, na sala 232, com transmissão pelo YouTube do IMPA.

O trabalho, orientado pelo pesquisador Jorge Vitório Pereira, investiga propriedades de folheações de codimensão um que estão definidas sobre um corpo de característica positiva. “Uma folheação pode ser pensada, intuitivamente, como uma decomposição de um certo objeto em objetos menores satisfazendo certas condições de compatibilidade. A coleção de todas as folheações admite uma certa decomposição que chamamos de decomposição em componentes irredutíveis. Na minha tese, apresento uma nova técnica que permite, em particular, construir novas componentes irredutíveis do espaço de folheações”, explicou o doutorando.

Leia mais: Representantes do MCTI e da Finep visitam o IMPA
Erro de cálculo criou submarino que afunda como pedra
Em artigo, Roberto Imbuzeiro fala dos riscos e potenciais da IA

Mendson entrou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para cursar Matemática Computacional, que unia seus dois interesses. “Matemática era minha disciplina favorita. Por outro lado, desde mais jovem sou um grande fã de videogame. Ao fim do Ensino Médio, descobri o curso de matemática computacional por meio da mostra de profissões da UFMG e achei que seria uma oportunidade para trabalhar como desenvolvedor de jogos. Ao longo da minha formação, descobri que computação não era muito a minha praia e passei a achar a matemática elegante e bem precisa”. 

Mesmo reconhecendo os desafios da pesquisa acadêmica, Mendson avalia que o apoio do orientador foi fundamental. “Ficar uma grande parte do tempo trabalhando em um certo problema e não obter solução é algo duro. Mas, com paciência e persistência as coisas acabam saindo. Claro, meu orientador Jorge sempre esteve disposto a me ajudar em momentos de frustração. O nível de profissionalismo e conhecimento dele é algo digno de bastante admiração”, afirmou.

Wodson Mendson conheceu o IMPA em 2014, quando participou do  VII Simpósio Nacional / Jornadas de Iniciação Científica. Hoje, o doutorando considera que a matemática é uma tecnologia bastante rica, precisa e elegante para se entender fenômenos das mais diversas naturezas e reconhece a importância do instituto nesse processo. “Acredito que a estrutura de ponta do instituto seja o grande diferencial da instituição. No IMPA, temos professores e alunos dos mais altos níveis”.

Leia também: Na Folha de S. Paulo: constantes mais famosas da matemática
NFTs inflam debate sobre propriedades digitais e arte