Navegar

01/09/2022

Crianças entre sete e 11 anos redescobrem a matemática

Mais de 2,7 milhões de estudantes participaram da Olimpíada Mirim | Foto: Escola Municipal Francis Hime

Pela primeira vez, crianças entre sete e 11 anos puderam ter um gostinho da OBMEP, com a realização das provas da primeira fase da 1ª Olimpíada Mirim, na terça-feira (30). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada contou com a participação de 2,7 milhões de estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Quase 19 mil escolas de 3 mil municípios participam desta “recreação matemática”, como definiu o coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.

Para os gêmeos Angelo e Miguel Faddoul, de 10 anos, a prova foi uma brincadeira “divertida” e “fácil”. Os cariocas são alunos da Escola Municipal Francis Hime, na Taquara, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde mais de 300 crianças participaram da olimpíada. A escola criou um grupo de preparação para a prova, organizado pelo professor de matemática Luiz Felipe Lins.

Leia mais: Na Folha, Viana fala sobre ‘matemática extraterrestre’
OBMEP divulga locais de aplicação das provas da 2ª fase
Centro Pi tem novo cientista de projetos

Escola preparou alunos para a realização da Olimpíada Mirim | Foto: Escola Municipal Francis Hime

“Gosto bastante de matemática e adoro quando tem multiplicação! Antes da prova, fizemos aulas e aprendi coisas novas. Por isso, na hora da olimpíada, achei fácil!”, disse Ângelo. Já o irmão, Miguel, comentou que o conteúdo era parecido com o que os professores ensinavam em sala. “Gosto dos cálculos, é o que me fez ter interesse em matemática. A olimpíada foi fácil. Minha professora falou que era tudo raciocínio lógico!”, completou.

A mãe, Ianeide Faddoul, conta que os filhos têm facilidade no aprendizado da disciplina desde pequenos. Souberam da preparação para a Olimpíada Mirim através de um colega da aula de música, outra paixão dos gêmeos. “Eles viam alunos mais velhos premiados pela OBMEP e diziam que sonhavam em conquistar medalhas. Quando souberam do projeto, foram buscar como participar, por conta própria. As aulas eram aos sábados, mas mesmo assim os dois ficaram muito entusiasmados. É um orgulho!”, comentou a mãe. 

Composta por duas fases, a Olimpíada Mirim é a primeira competição científica nacional da área voltada para alunos tão jovens e tem o objetivo de incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais.

Realizada na terça-feira (30), a primeira etapa foi uma prova com 15 questões de múltipla escolha. Alunos classificados poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de 15 questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental).

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA, com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

A primeira etapa da Olimpíada Mirim foi uma prova com 15 questões de múltipla escolha | Foto: Escola Municipal Francis Hime

Leia também: Prêmio IMPA de Jornalismo dá R$ 30 mil aos vencedores
Primeira Olimpíada Mirim – OBMEP começa terça-feira (30)