Navegar

14/04/2020

OBMEP 2020 bate recorde de municípios inscritos

A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) bateu recorde no número de municípios inscritos: 5.561. São seis a mais do que em 2019 e a importante marca de 99,84% das cidades brasileiras. Ao todo, 17.729.451 alunos de 51.932 escolas municipais, estaduais, federais e privadas participarão da maior competição científica do país.

Por causa da pandemia do coronavírus, a organização da OBMEP esclarece que o calendário está sendo cuidadosamente alterado para que todas as escolas, professores e estudantes possam participar da competição em segurança. E garante que a olimpíada não será cancelada.

Leia também: ‘Isolar assintomáticos teria efeito de imunidade de rebanho’
Workshop que aconteceria em Marselha ganha versão virtual
Matemático John Conway morre de Covid-19 aos 82 anos

As provas são realizadas em duas fases e divididas pelo grau de escolaridade: nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio). Serão distribuídas 7.475 medalhas para os participantes. Para os alunos de escola públicas, são 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. E para a rede particular de ensino, serão entregues 75 medalhas de ouro, 225 de prata e 675 de bronze. 

Todos os medalhistas da OBMEP serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os alunos da rede pública premiados recebem uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), de R$100 por mês. Medalhistas da rede particular poderão participar do PIC Jr como ouvintes. Caso o medalhista comece algum curso de graduação no primeiro semestre de 2021, poderá participar do processo de seleção para o PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado). Os selecionados vão receber uma bolsa de R$ 400. 

Além de contribuir para estimular o estudo da matemática no país, a OBMEP busca identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Criada pelo IMPA em 2005, a competição é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) a partir de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Leia também: A matemática das epidemias é feita com dados
Tecnologia ajuda IMPA a manter atividades durante pandemia