Navegar

28/11/2022

IMPA participa de Semana da Ciência e Tecnologia em Brasília 

O IMPA participa, de segunda-feira (28) até domingo (4), em Brasília, da 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que, neste ano, tem o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação”. 

O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MTCI), ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Leia mais: IMPA abre chamada para bolsista
Multimedalhista: da OBMEP à licenciatura em matemática
IMPA promove conferência sobre Dinâmica Complexa

Com um estande de 50 metros quadrados, o IMPA conta no espaço um pouco da história da instituição, sua missão e contribuição para a ciência no Brasil. Além disso, o local contará com exposição de objetos matemáticos, criados em 3D a partir do acervo da Imaginary, organização alemã sem fins lucrativos destinada à disseminação da Matemática. 

A mostra converte em imagens a matemática abstrata, tornando a ciência mais compreensível para o público. Além disso, o espaço IMPA tem jogos e brinquedos de lógica, voltados principalmente para crianças e jovens. O objetivo é demonstrar que o ensino da matemática pode ser lúdico e atrativo. 

As diversas atividades promovidas durante a SNCT ressaltam a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país.  A programação inclui ações de divulgação científica, como estandes das unidades vinculadas ao MCTI, tendas da ciência, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, debates, distribuição de cartilhas e livros e exibição de vídeos.

De segunda a sexta, o evento acontece das 8h às 18h (quarta-feira até as 19h). Sábado e domingo: de 9h às 18h. Mais informações podem ser acessadas na página da SNCT. 

Leia também: Máquinas que sabem ler, ver e pensar
Na Folha, Viana fala sobre capacidade numérica de animais