Navegar

30/03/2022

Na Folha, Viana fala sobre a guerra da equação cúbica

Niccolò Tartaglia

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S.Paulo

Na segunda metade dos anos 1530, Girolamo Cardano ficou sabendo que um certo Niccolò Tartaglia, da cidade de Brescia, teria descoberto a solução de algumas equações cúbicas. Usando de truques, insultos, elogios e promessas, conseguiu convencer o outro matemático a visitá-lo em Milão, em 1539.

Durante a visita, Tartaglia revelou o segredo das equações x3+px=q e x3+q=px, mediante a promessa de que seria o primeiro a publicar. Mas, em 1542, Cardano descobriu que Scipione del Ferro, da Universidade de Bolonha, já sabia resolver x3+px=q décadas atrás. Considerou-se então desobrigado da promessa, e incluiu a solução dessa equação no seu livro “Artis Magnae”, publicado em 1545, atribuindo-a a del Ferro e Tartaglia.

Leia mais: Seminário conecta geometria a movimentos do coração
Serrapilheira oferece formação em biologia e ecologia
Para Mulheres na Ciência chega à 17ª edição no Brasil

Este último ficou furioso, compreensivelmente, passando a atacar Cardano em seus escritos. Cardano não respondeu, mas seu jovem discípulo Ludovico Ferrari assumiu esse papel, atacando Tartaglia e o desafiando para um duelo matemático. Ele próprio dera uma grande contribuição à “Artis Magnae”: a solução das equações x4+ax2+b=cx (Rafael Bombelli mostrou depois que o método funciona para toda equação de grau 4).

Ferrari queria um duelo ao vivo, mas Tartaglia, que era gago desde a infância, insistia que fosse por escrito. Além disso, pobre, pedia que a aposta pudesse ser depositada na forma de livros, no lugar de ouro. Não tem como não simpatizar com o coitado…

Mas Tartaglia acabou acedendo a enfrentar Ferrari em pessoa e, mais ainda, na própria base deste, em Milão. Talvez tenha sido forçado pela necessidade, esperando ganhar dinheiro e fama caso vencesse o duelo. O encontro foi na igreja de Santa Maria, às 22h de 10 de agosto de 1548, e não sabemos bem o que aconteceu.

Leia também: Marcelo Viana participa de live sobre submissão de artigos
Papel da ciência será debatido em seminário no IMPA