Navegar

29/03/2022

Marcelo Viana participa de live sobre submissão de artigos

Tarefa primordial de pesquisadores científicos, a submissão de artigos será tema da mesa redonda realizada virtualmente em 13 de abril, às 15h. A atividade, promovida de forma conjunta pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), será transmitida pelo  Zoom e ficará disponível no canal do YouTube da SBM.  As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do INCTMat.

A conversa integra a série “Matemática como Profissão”, apoiada pelo IMPA, que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento profissional para a comunidade da área. Participam da mesa redonda Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA; e as professoras Katrin Gelfert, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Patrícia Gonçalves, do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico de Lisboa (DMIST).

Leia mais: Seminário conecta geometria a movimentos do coração
Serrapilheira oferece formação em biologia e ecologia
Para Mulheres na Ciência chega à 17ª edição no Brasil

A mediação será de Leandro Pessoa, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A organização fica a cargo de Jaqueline Mesquita, da Universidade de Brasília (UnB) e Paolo Piccione, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

“Trata-se de um debate importante sobre o papel das revistas científicas brasileiras, particularmente em matemática, e de sua relevância para o desenvolvimento da pesquisa no nosso país”, comenta Viana.

Jaqueline espera que a palestra possa promover uma troca de experiências entre os matemáticos, contribuindo para a formação de jovens pesquisadores. “Para falar deste tema, foram convidados pesquisadores que são referência no assunto com vasta experiência em corpo editorial de revistas renomadas na área da matemática. Será uma mesa redonda que trará contribuições muito importantes para a formação do jovem pesquisador. Eu, particularmente, estou muito ansiosa para acompanhar esta atividade”, afirmou.

Dúvidas sobre inscrições podem ser enviadas para inctmat@impa.br.

Leia também: Na Folha, Viana conta a história de um duelo matemático
Papel da ciência será debatido em seminário no IMPA