Navegar

23/03/2022

Serrapilheira oferece formação em biologia e ecologia

Ecóloga Hanna Kokko, da Universidade de Zurique, é uma das professoras confirmadas no curso

Estão abertas até 13 de abril as inscrições para a segunda edição do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas. O curso é realizado pelo Instituto Serrapilheira em parceria com o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR). O programa é voltado a estudantes que estão nas etapas prévias ao doutorado e tem o objetivo de preparar futuros cientistas para a pesquisa em ciências da vida com foco no uso de matemática, física e ciência da computação. 

Os alunos aprenderão sobre métodos quantitativos para resolver questões avançadas da biologia e ecologia. Os professores abordarão tópicos que vão da genética moderna à ecologia de comunidades. A ideia é criar, em longo prazo, uma geração de jovens cientistas altamente qualificados para lidar com os desafios da área. 

“Biologia e ecologia são campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Brasil que devem se beneficiar de técnicas matemáticas, físicas e computacionais, pois saber conviver com a biodiversidade de forma sustentável implica uma compreensão profunda de sistemas biológicos complexos. Queremos aumentar o número de pessoas treinadas nestas áreas para criar uma rede poderosa de cientistas dedicados a questões estratégicas para o Brasil”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Serrapilheira, Hugo Aguilaniu.

Nesta edição, o curso será presencial dividido entre um módulo introdutório e um avançado, com duração de cinco meses, em horário integral, nas instalações do ICTP-SAIFR, em São Paulo. A formação inclui, ainda, atividades como seminários de pesquisa, sessões de debate e journal clubs. A ideia é que, após a conclusão, os alunos estejam aptos para disputar vagas em centros de pesquisa de excelência no Brasil ou no exterior.

O programa é voltado a pessoas com a graduação concluída até junho de 2022 em qualquer área do conhecimento. Quem cursa ou já concluiu o mestrado também é elegível. A experiência de pesquisa no campo das ciências biológicas é desejável, mas não obrigatória, e é imprescindível ter o domínio da língua inglesa. Também é necessário que o candidato tenha familiaridade com cálculo diferencial e integral. Clique aqui para acessar o edital.