Navegar

29/09/2021

Na Folha: Chá e a tipografia definiram símbolos da divisão

Caixa de chá da Twinings, uma das empresas mais bem-sucedidas do ramo. Crédito: Pixabay

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S.Paulo

Escrevi na semana passada sobre a origem do símbolo da multiplicação (x). Está na hora de falarmos das demais operações da aritmética.

O símbolo de adição (+) parece ter sido usado pela primeira vez pelo francês Nicole d’Oresme (1323–1382) no texto “Razões de Algoritmos”, manuscrito em latim entre 1356 e 1361. Originalmente, era abreviatura da palavra “et” (“e” em latim) mas não sabemos se foi introduzida pelo próprio Oresme ou por algum copista. A origem do sinal de subtração (–) é mais incerta: talvez seja uma simplificação da letra m (de “menos”).

Leia mais: Cientistas dizem ter descoberto a ‘fórmula matemática dos ovos’
Pesquisador do IMPA, Hubert Lacoin fará palestra no ICM 2022
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Weslley Matias

Os dois símbolos + e – foram impressos pela primeira vez em “Aritmética Comercial”, publicada em 1489, pelo alemão Johannes Widmann (1460–1498). Mas eles não se referiam às operações de adição e subtração e sim a lucros e prejuízos em negócios. Os primeiros a usar ambos como símbolos de operações foram o holandês Giel van der Hoecke, em 1514, e o alemão Henricus Grammateus (1495–1525), em 1518.

No caso da divisão, até hoje utilizamos diferentes símbolos. Dois pontos (:) foi usado em 1633 num livro intitulado “Aritmética de Johnson”. Mas aí era símbolo de fração: 3:4 significava “três quartos” e não a operação “divida três por quatro”. Meio século depois, Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), que defendia que a multiplicação fosse representada por um ponto, estava usando dois pontos tanto para frações quanto para a operação de divisão.

O símbolo ÷, o mais usado nos países de língua inglesa para representar a divisão, foi introduzido pelo suíço Johann Rahn (1622-1676) in 1659. Já a barra diagonal / surgiu no século 18 como alternativa à barra horizontal de fração, que é difícil de compor tipograficamente. Um dos primeiros a usá-la foi o comerciante inglês Thomas Twinings (1675–1741), fundador da famosa companhia de chá Twinings of London, numa lista manuscrita de transações de chá e café datada de 1718. Gradualmente, o símbolo passou a ser usado também para a operação de divisão.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: “O Matemático” e a invenção da bomba de hidrogênio
Lélio Gama deixou sua marca na história e no mapa carioca