Navegar

28/09/2021

Cientistas dizem ter descoberto a ‘fórmula matemática dos ovos’

Foto: Piqsels

Considerados uma maravilha da natureza, os ovos de aves têm a composição estrutural perfeita e, por isso, fascinam cientistas de diferentes áreas. Matemáticos, engenheiros e biólogos se dedicam a estudar essa estrutura aparentemente simples onde acontece o início da vida de cerca de 10.500 espécies de pássaros que sobreviveram desde a época dos dinossauros.  

No último mês, um grupo de especialistas da Universidade de Kent, no Reino Unido, do Instituto de Pesquisa para Tratamento Ambiental da Ucrânia e da empresa Vita-Marketdeu afirmou ter desenvolvido uma fórmula matemática universal capaz de descrever o ovo de qualquer ave existente na natureza. O trabalho foi publicado na Annals of the New York Academy of Sciences, revista científica editada pela Academia de Ciências de Nova York, nos Estados Unidos.

Leia mais: Lélio Gama deixou sua marca na história e no mapa carioca
Pesquisador do IMPA, Hubert Lacoin fará palestra no ICM 2022
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Weslley Matias

Até então, todas as análises da forma do ovo haviam sido baseadas em quatro figuras geométricas: esférica, elipsoide, ovoide e piriforme – esta última em forma de pêra. No artigo, os autores introduziram uma função adicional à piriforme, desenvolvendo um modelo matemático adequado para uma forma geométrica completamente nova, caracterizada como a última fase da evolução esférico-elipsoidal, que é aplicável à geometria de todos os ovos. A equação se baseia em quatro parâmetros: comprimento do ovo, largura máxima, deslocamento de seu eixo vertical e o diâmetro na altura de um quarto do comprimento do ovo.

O professor de genética da Universidade de Kent Darren Griffin, um dos responsáveis ​​pela descoberta, disse ao site especializado em ciência Eurekalert! que “processos de evolução biológica como a formação de um ovo devem ser investigados para se conseguir uma descrição matemática como base para a pesquisa em biologia evolutiva”. Ele acrescentou que a nova fórmula universal pode ser usada em diferentes disciplinas-chave, especialmente na indústria de alimentos e avícola, e deve estimular pesquisas futuras que terão o ovo como objeto de estudo.

Múltiplas aplicações

Almejada por pesquisadores durante anos, a nova fórmula representa um avanço significativo na compreensão da forma do ovo em si, e também de como e por que ele evoluiu. Por conta disso, espera-se uma ampla variedade de aplicações biológicas e tecnológicas em diferentes setores: pesquisas de alimentos, engenharia mecânica, agricultura e biologia.  Os trabalhos de sistematização biológica e otimização de processos, como incubação e seleção de aves, serão facilitados a partir da descoberta.

Até mesmo a arquitetura e a aeronáutica, que já utilizam descrições matemáticas das formas básicas do ovo, poderão ser impactadas. Podendo suportar cargas máximas com consumo mínimo de material, as formas ovoides são comuns na arquitetura, e podem ser encontradas em edifícios ao redor do mundo, como na sede da prefeitura de Londres.

Michael Romanov, pesquisador-visitante da Universidade de Kent, afirmou à rede britânica BBC que “esta equação matemática ressalta nossa apreciação por uma certa harmonia filosófica entre matemática e biologia, e para uma maior compreensão do nosso universo a partir delas, claramente compreendido na forma de um ovo”.

Fontes: BBC Brasil, Universidade de Kent e Eurekalert!

Leia também: “O Matemático” e a invenção da bomba de hidrogênio
Na Folha: Porta dos Fundos, Descartes e o x da questão