Navegar

18/11/2022

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações visita o IMPA

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, esteve no IMPA na manhã desta sexta-feira (18) para uma visita ao instituto. Acompanhado pelo diretor-geral, Marcelo Viana, e pelo diretor-adjunto, Claudio Landim, Alvim esteve nas obras do novo campus sustentável, localizado em terreno adjacente à atual sede. O novo espaço permitirá a ampliação e a diversificação das atividades do IMPA que tem o objetivo de intensificar as contribuições à sociedade brasileira.  

Em um passeio pelas dependências do IMPA, o ministro foi apresentado ao Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), responsável por parcerias com o setor produtivo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas concretos. O ministro visitou ainda a biblioteca; conheceu a linha do tempo e aproveitou o visual do terraço do instituto. 

Leia mais: IMPA Tech: ‘forma democrática de atender o país’, diz Viana
Na Folha, Viana fala sobre teorema de Persi Diaconis
Jorge Lopes, do IMPA, é premiado no centenário do INT

No encontro, Viana e Landim abordaram o projeto do IMPA Tech – o primeiro curso de graduação do instituto previsto para começar no primeiro semestre de 2024, na região portuária da cidade. O curso de bacharelado, que terá duração de quatro anos, integra o programa da prefeitura do Rio, Porto Maravalley, lançado nesta quinta-feira, que pretende transformar a região em um polo de inovação e tecnologia.

Paulo Alvim assumiu o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em março deste ano. No último dia 8, ele esteve no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos da América Latina em inovação, tecnologia e negócios, realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, o ministro esteve na Vila Ciência e Tecnologia do MCTI, onde o IMPA participou com um estande e palestras sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro Pi.  


Leia também:
Projeto do Centro Pi é tema de palestra no Rio Innovation Week
Ouro aos 65 anos: ‘É algo muito gratificante’