Navegar

10/11/2022

Projeto do Centro Pi é tema de palestra no Rio Innovation Week

Um dos projetos desenvolvidos pelo Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) foi tema de palestra na noite desta quarta-feira (9) no Rio Innovation Week, um dos principais eventos de negócios e tecnologia da América Latina.

Com o tema “Colaborações acadêmicos-industriais: hashing”, o cientista de projetos do IMPA Lucas Nissenbaum falou sobre um trabalho realizado em conjunto com o grupo Globo com o objetivo de aprimorar a recomendação de títulos de filmes e séries disponibilizados pela emissora. Para isso, o grupo de pesquisadores do Centro Pi desenvolveu algoritmos de machine learning para extrair palavras-chaves capazes de caracterizar cada um dos títulos e agrupar obras com conteúdo “semelhante”.

“Somos um centro que faz colaborações inovadoras que auxiliam indústrias e ao mesmo tempo avança na matemática”, concluiu Nissenbaum que também falou brevemente sobre outros trabalhos do instituto: o desenvolvimento de um algoritmo capaz de ajudar nas decisões de crédito da empresa Stone e outro algoritmo que mede o volume de líquido amniótico em gestantes.

Leia mais: Na Folha, Viana comenta intrigas matemáticas em Las Vegas
Pesquisadora do IMPA participa de colóquio em João Pessoa
Imprensa destaca premiação de medalhistas da OBMEP na Bahia

O cientista de projetos aproveitou para comentar a presença do IMPA no RIW. “Gosto muito desse caminho do Centro Pi de poder unir a academia com a indústria e acho que o Rio Innovation Week tem muitas empresas querendo aprender mais, muitas startups querendo pensar inteligência artificial e é uma oportunidade muito positiva”, avaliou.

Também participou do evento, o coordenador de projetos tecnológicos do IMPA, Jorge Lopes. Com o tema “Transdiciplinaridade em ciência e tecnologia”, o pesquisador apresentou alguns dos trabalhos desenvolvidos em conjunto com as demais áreas da ciência. Um deles foi o projeto V-Horus (Virtual Egyptology) que recriou o corpo da múmia Sha-amun-em-su, que fazia parte do acervo de peças egípcias do Museu Nacional – atingido por um incêndio em 2018. Em posse da tomografia da múmia foi possível criar uma versão virtual.

“Eram seis áreas diferentes trabalhando e depois começamos a usar esse mesmo saber para outras coleções ao redor do mundo. O mais interessante nisso é perceber que é a educação a responsável por impulsionar a ciência e a tecnologia.”

O pesquisador abordou ainda como a ultrassonografia tridimensional aliada à tecnologia de realidade virtual possibilitou a impressão 3D de fetos.  O método permite que a Medicina entenda malformações ou planeje intervenção intrauterina ou logo após o nascimento do bebê.

Rio Innovation Week

O IMPA está presente durante toda a Rio Innovation Week com um stand no espaço Vila da Ciência, dedicado a institutos voltados à pesquisa científica. No local, o público pode se inteirar sobre os projetos desenvolvidos no IMPA, especialmente no Centro Pi. 

Com programação até sexta (11), a feira tem como objetivo promover a integração entre investidores, empreendedores, executivos, representantes do governo e profissionais do futuro, além de transformar o Estado do Rio em referência em inovação e tecnologia.

Ao todo, 700 palestrantes participam do evento com discussões sobre empreendedorismo social, inovações agro, investimentos em startups, metaverso, franquias, marketing e venda, tecnologia 5G, além de outros assuntos. Entre os palestrantes presentes estão: Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; Steve Forbes, presidente e editor da Forbes; Camila Farani, empreendedora, investidora-anjo e embaixadora do RIW e outros nomes de destaque.

Leia também: Pesquisador Luiz Velho e Bruno Madeira, do IMPA, lançam livro