Navegar

11/11/2022

Ouro aos 65 anos: ‘É algo muito gratificante’

Vindos de todos os cantos do Brasil, quase 500 alunos subiram ao palco na cerimônia nacional da 15ª OBMEP, realizada em Salvador (BA), na última segunda-feira (7), para receber medalhas. Entre eles, estava o artista plástico Felix Pedemonte, de 65 anos. Aluno do EJA – Educação de Jovens e Adultos, Felix conquistou a única medalha de ouro da cidade de Palhoça, em Santa Catarina, na 15ª edição da olimpíada.

“São 18 milhões de participantes e ficaram só 579 medalhistas de ouro. É 0,003%, uma coisa assim. É algo muito gratificante!”, comemorou o aluno, que surpreendeu os presentes pela perseverança e dedicação à matemática.

Leia mais: Projeto do Centro Pi é tema de palestra no Rio Innovation Week
Na Folha, Viana comenta intrigas matemáticas em Las Vegas
Pesquisadora do IMPA participa de colóquio em João Pessoa

Nascido na Argentina, Felix chegou ao Brasil durante a Guerra das Malvinas, conflito entre a Argentina e o Reino Unido, em 1982. Com o passar dos anos, tornou-se brasileiro “de coração” e passou a residir no Sul do país. “Vim trazendo uns amigos que poderiam ser chamados para ir para a guerra, então viemos quase que fugindo da guerra. Quando a guerra acabou, retornei ao meu país, mas alguma coisa me chamava para cá!”, afirmou.

Enquanto sua história com a matemática desabrochou depois de adulto, a relação com a arte começou ainda na infância. “Desde os nove anos de idade, faço aulas de pintura, desenho, retrato. Até hoje! A minha intenção sempre foi juntar a ciência com a arte, principalmente a matemática com a escultura ou com o desenho”, explicou.

Felix começou a estudar matemática de maneira independente, por se interessar pela geometria aplicada às obras de arte. Em 2001, começou uma pesquisa sobre a sequência de Fibonacci, que também é conhecida como “proporção áurea” ou “sequência divina”, por ser verificada na natureza, como em pétalas de girassol, conchas, entre outros casos. 

“Minha esposa e meus filhos sempre me incentivaram a voltar a estudar, aí eu resolvi fazer o EJA e, um belo dia, me disseram que tinha a prova da OBMEP. Eu fui fazer a prova e ganhei uma medalha de ouro. E hoje estou aqui!”, concluiu o artista, com orgulho.

Confira o vídeo!

 

Leia também: Imprensa destaca premiação de medalhistas da OBMEP na Bahia
Morre o pesquisador Herch Moysés Nussenzveig