Navegar

05/05/2022

Morris é diplomado como membro titular da ABC

O pesquisador do IMPA Robert Morris foi diplomado, nesta quarta-feira (4), como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, marcou a posse da nova presidente da entidade, a biomédica Helena Nader, e da diretoria para o triênio 2022-2025. Helena é a primeira mulher a presidir a ABC em 106 anos de história.

“É uma grande honra receber este reconhecimento! A recepção que tive na comunidade científica sempre foi ótima, então estou muito agradecido por ter a oportunidade de fazer parte desta Academia com pesquisadores tão importantes e que fizeram inúmeras contribuições para o conhecimento científico”, comemorou Morris. 

Leia mais: Em coluna na Folha, Viana fala sobre Olimpíada Mirim – OBMEP
Herrera se encantou pela ‘língua do universo’ em olimpíada
Festival Nacional da Matemática abre inscrições para voluntários

Robert Morris ao lado de Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, acompanhou a cerimônia e parabenizou Morris e a nova presidente da ABC. “Essa cerimônia marca um momento muito importante na história mais do que centenária da Academia Brasileira de Ciências. É a primeira vez que uma cientista mulher é eleita como presidente, o que marca uma nova era na postura da academia. Para o IMPA, é um prazer que este momento esteja associado à eleição de Morris, um dos melhores matemáticos do país na atualidade, que certamente merece essa distinção”, afirmou Viana. 

Os membros titulares da ABC são cientistas com destacada atuação científica, radicados no Brasil há mais de dez anos. Outros 16 pesquisadores do IMPA são membros titulares da ABC. Pesquisador do IMPA desde 2010 e ganhador do Prêmio SBM 2017, Morris atua na área de combinatória, com enfoque em combinatória probabilística e aplicações do método probabilístico em áreas como teoria de Ramsey e teoria de números.

O pesquisador espera que o reconhecimento possa contribuir para atrair mais jovens matemáticos para a combinatória. “A coisa mais interessante desta área é que, por ser um assunto um pouco mais novo, não leva tanto tempo para chegar na fronteira do conhecimento. Então, é possível escolher um problema e, em cerca de um mês, aprender tudo sobre ele, chegando rapidamente aos pontos mais difíceis e desafiadores desta área. É um estudo extremamente criativo!”, afirmou o britânico.

Morris compareceu ao evento acompanhado de sua esposa e filhas

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto, uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) com a Marinha do Brasil, também foi entregue durante a cerimônia. O vencedor foi o professor do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jailson Bittencourt de Andrade, que na mesma noite tomou posse como vice-presidente da ABC.

Marcelo Viana prestigiou posse da nova presidente da ABC, Helena Nader

 

Leia também: Meninas Olímpicas do IMPA tem dia de diversão no instituto
IMPA é indicado ao Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo