Navegar

18/02/2020

IMPA abre chamada pública para bolsas de pesquisa PCI

O IMPA abriu chamada pública para selecionar dois bolsistas que vão atuar pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI), na modalidade Especialista Visitante (E), nível 1. Os contemplados com o auxílio vão trabalhar nos projetos “Teoria de escoamento trifásico em Reservatórios Petrolíferos” e “Injeção de espuma para recuperação de petróleo no pré-sal”. As inscrições podem ser feitas até 1º de março. 

O valor de cada uma das bolsas é de R$ 6.500, financiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e operacionalizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Leia também: Roberto Andrés defende tese de doutorado nesta quarta (19)
Definida equipe do Brasil para olimpíada romena
Oficinas de discussão de problemas encerram workshop

Para inscrever-se é necessário ser brasileiro ou estrangeiro residente, em situação migratória regular no país, ou estrangeiro não residente, com o visto de migração temporário; ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes atualizado e ter perfil e experiência adequados ao nível de bolsa PCI da candidatura

Os candidatos não poderão ter usufruído de Bolsa PCI por prazo igual ou superior a 60 meses; não podem ter tido vínculo empregatício direto ou indireto, nem aposentadoria pela mesma instituição executora do projeto; não poderão manter vínculo empregatício com instituições ou empresas no Brasil e não poderão acumular o auxílio com qualquer outro tipo de bolsa oriunda de qualquer instituição de fomento pública ou privada. 

As inscrições deverão ser encaminhadas exclusivamente pelo e-mail pci@impa.br, com o formulário de inscrição completo e o currículo lattes anexado. O horário limite para a submissão será até 23h59 do dia 1º de março, não sendo aceitos envios submetidos após este horário. Só será aceita uma única inscrição por proponente para cada um dos projetos listados. 

As candidaturas serão analisadas com base em experiência prévia do candidato em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação na área; adequação do perfil do candidato ao projeto a ser apoiado e alinhamento do histórico acadêmico e profissional às competências e atividades exigidas. 

A relação de todas as candidaturas julgadas, aprovadas e não aprovadas será divulgada na página do Programa de Capacitação Institucional do IMPA, conforme o cronograma. Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelo e-mail pci@impa.br. O atendimento encerra-se às 17h e é feito somente em dias úteis. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com o IMPA em tempo hábil para obter informações ou esclarecimentos. 

Leia também: Setores de Finanças e Mercado buscam talentos matemáticos
O Globo destaca Workshop Matemática e Indústria