Navegar

05/03/2021

Matemático Isadore Singer morre aos 96 anos

Foto: MIT

O matemático Isadore Singer, professor do Departamento de Matemática do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), morreu, aos 96 anos, em casa na cidade de Boxborough (Massachusetts, EUA), em 11 de fevereiro. Singer recebeu, entre outras honrarias, o Prêmio Abel 2004 em conjunto com Michael Atiyah pelo desenvolvimento e prova do Teorema do Índice de Atiyah-Singer, que possui vastas possibilidades de aplicações em matemática e em física teórica. 

Em sua carreira, de mais de 50 anos, o norte-americano desenvolveu trabalhos que estabeleceram conexões entre a matemática e a física, inclusive levando à criação do campo de Teorema do Índice. 

Leia mais: Livro reúne Histórias Inspiradoras da OBMEP
Em artigo de divulgação, Luis Florit introduz a topologia
Na Folha de S. Paulo, a bela fórmula de Euler

“A obra de Singer é uma ilustração espetacular de como a irrigação entre a matemática e as demais ciências é uma via de duas mãos. A sua obra está repleta de descobertas matemáticas profundas em que a intuição física tem um papel determinante, incluindo o ‘dream theorem’ do índice, provado juntamente com Atiyah e que valeu a ambos o prêmio Abel”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Nascido em 1924, Singer cresceu na cidade de Detroit, em Michigan. Antes de se estabelecer como matemático, formou-se em Física na Universidade de Michigan antes de ir para a guerra, em 1944. Ao retornar, ele fez mestrado e doutorado em Matemática na Universidade de Chicago com o objetivo de se aprofundar nos campos da teoria da relatividade e da física quântica. 

Dentro da matemática, Singer se especializou na parte de análises, que é o estudo de equações diferenciais, usadas para descrever fenômenos físicos na linguagem de cálculos. 

Em 1950, Singer obteve uma bolsa de pós-doutorado no MIT. Após passagem pela Universidade da Califórnia, Universidade Columbia e pela Universidade de Princeton, ele retornou ao MIT como professor em 1956. Em 1979, mudou-se para a Universidade da Califórnia em Berkeley e voltou mais uma vez ao MIT em 1983, para ser nomeado professor do Instituto em 1987. 

Singer foi presidente do Comitê de Ciência e Políticas Públicas da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, membro do Conselho de Ciências da Casa Branca e do Conselho de Administração do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos. Ele também foi um dos fundadores do Mathematical Sciences Research Institute, com sede em Berkeley, Califórnia.  O matemático deixa a esposa, Rosemarie Singer, quatro filhos, dois enteados e quatro netos.

Leia também: O desafio de Arquimedes para contar grãos de areia
Da prisão, americano fez avanços na teoria dos números