Navegar

02/06/2021

Marcelo Viana na Folha: para que serve a lei de Benford?

Crédito: Freepix

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S.Paulo

Um leitor gentilmente me enviou estudo de 2011 em que a lei de Benford, aplicada aos dados econômicos dos países da União Europeia, levantou suspeitas de manipulação dos dados da Grécia, a qual foi depois confirmada oficialmente.

A lei, descoberta por S. Newcomb em 1881 e F. Benford em 1937, afirma que nos mais diversos tipos de dados a chance de que o dígito inicial (o da esquerda) seja d é dada pelo logaritmo decimal de (1+1/d). Essa chance diminui quando o dígito aumenta: para d=1 dá 30,1% mas para d=9 é apenas 4,6%.

Leia mais: RJTV e O Globo destacam construção do campus do IMPA
Wagner Victer defende campus sustentável do IMPA em artigo
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Alex Sandro Santos

Não sabemos bem por que essa lei funciona, mas ela é uma ferramenta útil para detectar todo tipo de fraude, não só contábil. É usada, por exemplo, para auditar dados apresentados em artigos científicos: em artigos genuínos, as informações seguem a lei de Benford, mas não em trabalhos “fabricados”.

A aderência à lei deve valer qualquer que seja a unidade utilizada (polegada, metro ou ano-luz, por exemplo), embora os números mudem muito conforme a unidade. Isso significa que ainda que a “fabricação” seja perfeita na unidade usada no artigo, ela ainda pode ser identificada apenas trocando a unidade.

Outra propriedade que torna difícil enganar a lei de Benford é que vale em qualquer base de numeração: se trocarmos 10 por outra base, b, a chance de que o “dígito” inicial seja d é dada pelo logaritmo de (1+1/d) nessa base b.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Maria Eulália Vares conquista medalha Willem van Zwet
IMPA abre seleção para cargo de analista administrativo