Navegar

28/05/2021

Maria Eulália Vares conquista medalha Willem van Zwet

Crédito: IMPA

A matemática Maria Eulália Vares, mestre em estatística pelo IMPA, conquistou a medalha Willem van Zwet, concedida pela instituição internacional Bernoulli Society for Mathematical Statistics and Probability. Em sua primeira edição, a distinção reconheceu a atuação de Maria Eulália como membro do instituto e presidente do Comitê de Publicações, que visa promover o progresso das estatísticas matemáticas e de probabilidade em vários países.

A premiação também destacou o trabalho da matemática como editora da revista científica Stochastic Processes and their Applications (SPA), publicada pela Bernoulli Society. Ela foi responsável por negociar melhores condições para viabilizar a publicação e abrir as portas para a participação de jovens pesquisadores e estudantes na associação.

Leia mais: Folha de S. Paulo: Viana escreve sobre a magia da lei de Benford
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Alex Sandro Santos
IMPA se reúne com associações de moradores sobre o campus

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Eulália é especialista em teoria da probabilidade e já participou do Comitê Regional da América Latina da Bernoulli Society. Ela também organizou a  Escola Brasileira de Probabilidade, evento realizado pelo IMPA e outras instituições de ensino.

Leia também: IMPA abre seleção para cargo de analista administrativo
Visgraf avança em visualização de matemática