Navegar

06/11/2020

Em live, Marcelo Viana fala sobre simetria, matemática e arte

Foto: Divulgação/ Tomás Rangel.

Não são poucos os exemplos de simetria que nossos olhos conseguem captar no dia a dia. Presente em diversos elementos da natureza, nas artes plásticas e até no corpo humano, a proporção áurea é talvez um dos mais conhecidos deles, e fascina por sua forma estética agradável. Em palestra de divulgação que acontece em 17 de novembro, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, vai abordar o tema da simetria, ponto de interseção da arte com a matemática. A live será transmitida no YouTube do IMPA, às 16h30.

“Há muitas relações entre matemática e arte, mas elas são mais fáceis de intuir do que de explicar. As duas áreas se encontram no conceito fundamental de simetria, que tem papel igualmente importante na física e na anatomia, por exemplo. O assunto é lindo e uma excelente maneira de perceber o quanto a matemática é subjacente a tudo o que está à nossa volta”, comenta Viana.

Leia mais: Tese de Andrés Chirre, do IMPA, vence Prêmio Gutierrez 2020
Na Folha, os mistérios das constantes matemáticas
Redes de mulheres matemáticas são destaque em webinar

A ideia da palestra teve início com uma troca de correspondências entre o diretor-geral do IMPA e analista de sistemas Gilza de Melo, que toca, desde 2011, um projeto educacional com escolas da região do Vale do Jequitinhonha. Para a palestra “Simetria, encontro da arte com a matemática”, Gilza convidou alunos do 6º ao 9º ano de escolas do município de Curral de Dentro que participam da iniciativa. “Eles já haviam assistido a uma palestra do professor Paulo Ney, e esperam com muita alegria uma palestra do diretor do IMPA!”, conta Gilza sobre a expectativa dos alunos.

Para ampliar o alcance da palestra, que inicialmente seria restrita aos alunos do projeto, o evento foi transferido para o Youtube do IMPA. É uma ótima oportunidade para escolas e professores engajarem os alunos no aprendizado da matemática. Anote a data e participe!

Leia também: Marcelo Viana resenha o livro ‘A Fórmula Preferida do Professor’
Superinteressante e GloboNews ganham Prêmio IMPA-SBM