Navegar

02/03/2022

Manifestação do IMPA e da SBM sobre ICM2022, na Rússia

Durante a Assembleia Geral da International Mathematical Union que ocorrreu São Paulo em 2018, foi decidido que o próximo congresso mundial, o ICM2022, seria realizado na Rússia, em São Petersburgo. Desde então, um grupo de organizadores russos têm se dedicado com empenho admirável na preparação deste evento, enfrentando as enormes dificuldades impostas pela pandemia, e criando as condições para a realização de um evento de grande sucesso. A comunidade matemática brasileira está enormemente grata a estes profissionais por todo empenho e dedicação nesta difícil tarefa.

Infelizmente, os recentes acontecimentos diante da situação política e militar na Ucrânia mudaram drasticamente este cenário. As ações agressivas da Rússia no território ucraniano foram condenadas no mundo inteiro. A comunidade matemática brasileira também condena vigorosamente esses atos de agressão e pede que as tropas russas sejam retiradas imediatamente do território ucraniano.

Leia mais: IMPA vai conduzir projeto de educação no Porto Maravalley
Workshop que une matemática e indústria tem inscrições abertas
IMPA terá Programa Temático em álgebras de vértices e quirais

Em função desta situação de grande instabilidade política e deste cenário de insegurança, é impensável que quaisquer pesquisadores e alunos brasileiros participem de algum evento científico presencialmente na Rússia, incluindo o ICM2022. A SBM e o IMPA recomendam que todos os pesquisadores e alunos brasileiros cancelem sua participação de forma presencial no ICM e em todos os eventos satélites realizados em território da federação russa.

Marcelo Viana – Diretor do IMPA e Paolo Piccione – Presidente da SBM

Leia também: Para que serve o Teorema de Pitágoras?
História de Medeiros com a OBMEP: da escola ao magistério