Navegar

24/02/2022

Workshop que une matemática e indústria tem inscrições abertas

Com o objetivo de estimular o diálogo entre a academia e a indústria, o Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais (WSMPI) está de volta para uma 8ª edição entre 7 e 11 de março. O evento é organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com apoio do IMPA e da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf). As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do preenchimento de formulário.

O Workshop é voltado a profissionais do setor produtivo, pesquisadores em matemática, estatística e computação e áreas correlatas, estudantes de pós-graduação e alunos de bacharelado em matemática. O formato do evento será híbrido, com participantes remotos e possibilidade dos grupos realizarem encontros presenciais para trabalharem nos problemas.

Leia mais: IMPA vai conduzir projeto de educação no Porto Maravalley
Para que serve o Teorema de Pitágoras?
Na Folha, Viana fala sobre a Hipótese de Riemann

Os participantes serão divididos em grupos que vão se dedicar, durante os cinco dias de Workshop, a resolver os problemas trazidos pelas empresas. A Americanas S.A. é uma delas, e vai trazer para discussão um desafio sobre detecção de anomalias de preços.

“O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) tem como objetivo básico promover e fomentar a cooperação interdisciplinar entre profissionais das ciências matemáticas e o setor produtivo. Os Workshops de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais têm se mostrado um modelo eficiente na aproximação universidade-indústria”, comentou o diretor do Centro, José Alberto Cuminato.

A última edição do evento foi realizada pelo Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), em setembro de 2021. Pesquisadores e alunos de pós-graduação de diferentes universidades do Brasil se reuniram em uma força-tarefa para solucionar desafios reais das empresas McKinsey, Shape, Big Data, Carteira Global e Rumo; além de problemas trazidos pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Grupo de Políticas Públicas ESALQ, da USP.

Leia também: No ICM 2022, Landim fala sobre popularização da matemática
Brasileiro de cinco anos é o mais novo a descobrir asteroide