Navegar

23/02/2022

IMPA vai conduzir projeto de educação no Porto Maravalley

Diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, na apresentação do Porto Maravalley

Um hub de inovação tecnológica será lançado na revitalizada Zona Portuária do Rio e contará com a atuação direta do IMPA para a formação de profissionais capacitados na área de ciências exatas. Chamado de “Porto Maravalley”, o projeto da Prefeitura do Rio será financiado em parceria com empresas privadas a fim de transformar a região em um Vale do Silício carioca e converter a cidade numa capital da inovação e tecnologia.

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões

Em um café da manhã na manhã desta quarta-feira (23), investidores conheceram os detalhes do distrito, que vai reunir educação e inovação em um mesmo espaço de dez mil metros quadrados. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, afirmou que o instituto vai atuar como “solucionador de problemas do mercado”, atraindo talentos e formando profissionais capazes de atuar de forma prática no desenvolvimento de soluções para as empresas.

“Gostaria de expressar o orgulho e a satisfação do IMPA de fazer parte desse grande projeto voltado para o desenvolvimento e a geração de empresas. O IMPA é um instituto de referência no mundo todo e queremos que ele vá muito além. Nesse sentido, o Porto Maravalley é uma oportunidade que não poderíamos deixar passar. Queremos trazer os melhores dos melhores para formar recursos humanos extremamente qualificados como um diferencial para a cidade”, disse Marcelo Viana durante o evento, que contou ainda com a presença do diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, e do pesquisador Paulo Orenstein. 

Leia mais: No ICM 2022, Landim fala sobre popularização da matemática
Para que serve o Teorema de Pitágoras?
História de Medeiros com a OBMEP: da escola ao magistério

Atualmente, o IMPA já desempenha parcerias técnicas com o setor produtivo pelo Centro PI (Centro de Pesquisa e Inovação IMPA). O espaço desenvolve soluções para problemas concretos de empresas em projetos com forte aplicação das ciências matemáticas. Agora, a atuação no Porto Maravalley, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação e pelo Invest.Rio, pretende trazer o instituto mais para perto das ciências aplicadas, aliando os setores de educação e produtivo para elaborar soluções através da tecnologia e inovação.

De acordo com a Prefeitura do Rio, o Porto Maravalley vai buscar resolver desafios enfrentados pela cidade. Atualmente, o Rio é o segundo estado com mais publicações acadêmicas internacionais no Brasil, mas só o 11º em número de empreendimentos, especialmente de startups. Além disso, a capital não possui um hub de inovação, como outras capitais como São Paulo e Belo Horizonte. 

“O Rio tem um problema de narrativa, de percepção que precisa ser enfrentado. Claro que nós temos problemas reais, mas temos também muitos problemas de narrativa. Queremos nos inspirar em outras cidades e mudar essa narrativa. De todos os esforços que estamos fazendo para reinventar o Rio, esse é o mais importante e deve se tornar um catalisador para que outras inovações aconteçam”, defendeu o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A experiência de montar um polo que reúna educação e inovação já é um sucesso em outras cidades consideradas referências em empreendedorismo e tecnologia. Durante a apresentação, o professor Shawn Amsler, especialista em mercado imobiliário na Universidade de Columbia, em Nova York, destacou o potencial da Zona Portuária do Rio a partir de cases de sucesso da cidade americana, que instalou hubs de inovação e tecnologia aliados à educação voltada para o mercado.

Prefeito do Rio, Eduardo Paes

Leia também: Semana de Arte Moderna de 1922 é tema da 17ª OBMEP
Doutorando se apaixonou pela matemática na OBMEP