Navegar

25/02/2022

IMPA terá Programa Temático em álgebras de vértices e quirais

Como dar um sentido matemático rigoroso às teorias de campos quânticos? Originado no século 20, esse é um dos principais desafios da física teórica. As álgebras de vértices e as álgebras quirais são objetos matemáticos da teoria da representação que surgiram como uma tentativa para resolvê-lo, e têm despertado cada vez mais a curiosidade de pesquisadores. Por isso, o IMPA promove, durante o primeiro semestre deste ano, um Programa Temático com uma série de atividades sobre as álgebras de vértices e as álgebras quirais.

O “Thematic Program on Vertex and Chiral Algebras” acontece em modalidade híbrida, com parte da programação realizada na sede do IMPA e transmitida por videoconferência. As inscrições devem ser feitas neste link. O Programa Temático será lançado em 14 de março, com uma escola que vai contar com cinco minicursos conduzidos por grandes estudiosos do tema. Na semana seguinte, entre 21 e 25 de março, haverá um workshop internacional que reunirá cerca de 20 palestrantes. A programação completa está disponível no site do evento.

Leia mais: IMPA vai conduzir projeto de educação no Porto Maravalley
Workshop que une matemática e indústria tem inscrições abertas
Na Folha, Viana fala sobre a Hipótese de Riemann

“Esperamos que o Programa possa estimular e fortalecer a interação entre o pessoal da física teórica e da matemática pura. Nossa expectativa é que os alunos da pós-graduação possam aproveitar as palestras e cursos como uma iniciação na área de teoria da representação”, conta o integrante do comitê do evento Jethro Van Ekeren, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) que passa a integrar o quadro de pesquisadores do IMPA a partir de março. O pesquisador do IMPA Reimundo Heluani também organiza o Programa.

Van Ekeren dá destaque especial às palestras que abordarão uma nova conexão entre a física teórica e as álgebras de vértices chamada 4D/2D dualities. “É uma novidade que surgiu recentemente na área e está atraindo muito interesse de ambos os lados.” Para o pesquisador, um dos aspectos mais interessantes do tema abordado no Programa é sua interface com diferentes áreas de conhecimento, como topologia e física teórica. “Trabalhos que exploraram estas relações, como o de Richard Borcherds, foram reconhecidos com a medalha Fields.”

Leia também: Para que serve o Teorema de Pitágoras?
História de Medeiros com a OBMEP: da escola ao magistério