Navegar

14/09/2020

A matemática nas redes sociais: 5 perfis para seguir

Escalada, tricô, alimentação saudável, moda, observação de pássaros. A internet disponibiliza um leque inesgotável de conteúdos, dos mais básicos aos mais inusitados. Não é de se espantar que a matemática, com toda sua universalidade, também seja tema de alguns perfis nas redes sociais. Se você é um entusiasta da disciplina, por que não esperar o elevador enquanto lê uma thread no Twitter sobre teoria do caos? Ou então conhecer a história da sequência de Fibonacci no YouTube, enquanto volta para casa? De olho nas redes, selecionamos cinco perfis que falam sobre a matemática de um jeito divertido e leve. Pegue seu smartphone e comece a acompanhar!

Leia mais: Doutorando do IMPA tem canal premiado em competição
Por que quarta-feira? Viana explica na Folha de S. Paulo
Matemático Martin Hairer recebe ‘Oscar da Ciência’

1 – Numberphile

Um círculo grande de cortiça poderia passar por um quadrado pequeno? Para surpresa de todos, o matemático Todashi Tokieda, da Universidade de Stanford, mostra que sim. É este tipo de “magia matemática” que o Numberphile, canal de YouTube produzido pelo videojornalista Brady Haran, usa como ponto de partida para apresentar conceitos avançados da disciplina. Nos vídeos, matemáticos e outros cientistas são convidados a explorar problemas clássicos e enigmáticos. Com gravações dinâmicas, que misturam entrevistas com ilustrações geradas em computador, o Numberphile prende a atenção do espectador. Se você ainda não gosta de números, chegou a sua hora.

Onde seguir: Youtube, Twitter e Facebook

2 – Quanta Magazine

Com o objetivo de “iluminar a ciência”, a Quanta Magazine é uma publicação on-line independente da Fundação Simons que reúne artigos e reportagens sobre matemática, física teórica, ciência da computação teórica e ciência básica. Com conteúdo sofisticado, a publicação inova na abordagem, trazendo matérias sobre a matemática dos pinguins e novas descobertas sobre o dodecaedro. Vale advertir: só vá até o perfil deles nas redes sociais, se você dispuser de muitas horas para ler os artigos. É impossível resistir ao clique!

Onde seguir: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube

3 – A Matemaníaca

“Você gosta de matemática, só não sabe disso ainda”, diz a bio de Julia Jaccoud, “a matemaníaca”, no Instagram. E ela está disposta a te mostrar os caminhos para se apaixonar por este universo. Com vídeos, threads, publicações e stories, Julia fala sobre a matemática como uma forma de arte, que vai muito além de suas aplicações. Dicas de leitura, relatos pessoais sobre sua trajetória acadêmica e curiosidades, como a relação da matemática como os peixes abissais, são alguns dos conteúdos que podemos encontrar em seus perfis. A diversão é garantida!

Onde seguir: Instagram, Twitter, Facebook e YouTube

4 – Dona de Matemática

Reprodução do Instagram

O lettering da professora Carol, de Artur Nogueira (SP), é um espetáculo à parte. O capricho dos cadernos retratados no perfil de Instagram Dona de Matemática, que ela gerencia, desperta em qualquer um a vontade de estudar. Além de expor explicações de conteúdos da educação básica, o perfil reúne valiosas dicas de estudo. Vai lá conferir!

Onde seguir: Instagram

5 – Matemática da Depressão

Reprodução do Instagram

Como qualquer outra, a comunidade matemática também merece seu espaço de descontração e ironia. É esse o papel do perfil “Matemática da Depressão” no Instagram. Com memes que evidenciam controvérsias e peculiaridades da disciplina, o página arranca risadas. O termo “depressão” aqui não está relacionado à doença psiquiátrica, mas à capacidade de abstrair algumas intempéries da rotina de matemáticos com leveza e bom humor.

Onde seguir: Instagram

Leia também: Confira 5 fenômenos matemáticos para se inspirar
Abertas as inscrições para o Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo