Navegar

11/09/2020

Matemático Martin Hairer recebe ‘Oscar da Ciência’

Foto: Imperial College London

O pesquisador austríaco-britânico Martin Hairer foi o vencedor do prêmio de US$ 3 milhões do Breakthrough 2021, na categoria “Matemática”. Com a mais generosa remuneração na academia, a premiação é considerada o “Oscar da Ciência” e disputa com o Prêmio Nobel em termos de admiração e prestígio. “Fiquei surpreso, mas obviamente muito honrado. Fico muito feliz se posso inspirar algumas pessoas a estudar matemática ou apenas entender um pouco melhor do que se trata a matemática. A matemática é verdade. Uma vez que você descobre algo, isso se aplica a toda a eternidade”, afirmou o professor do Imperial College London. Em 2014, o pesquisador foi um dos ganhadores da Medalha Fields. 

Na última quinta-feira (10), Hairer soube da conquista do Breakthrough enquanto assistia à premiação pelo Skype, no apartamento onde vive com a mulher e também pesquisadora Xue-Mei Li, em Londres. “Não podíamos sair nem nada, então comemoramos em casa”, disse ao Jornal The Guardian

Leia mais: Doutorando do IMPA tem canal premiado em competição
Por que quarta-feira? Viana explica na Folha de S. Paulo
Confira 5 fenômenos matemáticos para se inspirar

O trabalho que garantiu o prêmio ao pesquisador foi descrito pelo matemático da Universidade de Toronto e um dos avaliadores do Breakthrough, Jeremy Quastel, como “possivelmente feito por um extraterrestre”, dada a riqueza das descrições e análises realizadas. 

Na apresentação, Hairer tratou de equações diferenciais parciais estocásticas, campo que descreve como a aleatoriedade influencia em um processo, como o movimento do vento em um túnel ou o limite de uma gota caindo sobre um tecido. Quando a aleatoriedade é forte o suficiente, as soluções para as equações ficam fora de controle. “Em alguns casos, as soluções variam tanto que nem mesmo está claro o que a equação significava, em primeiro lugar”, analisou. 

No início deste mês, o pesquisador esteve na edição on-line da Escola Brasileira de Probabilidade, evento organizado pelo IMPA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Unicamp e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O prêmio Breakthrough é realizado há nove anos pela fundação de mesmo nome criada, pelo investidor Yuri Milner e Mark Zuckerberg, do Facebook. Este ano, além do matemático, cientistas, físicos e jovens pesquisadores também foram reconhecidos pelo “Oscar da Ciência”. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores participam de uma cerimônia de premiação projetada para celebrar realizações e inspirar a próxima geração de cientistas. Também há um programa de palestras e debates. 

Leia também: ‘Vejo a matemática em tudo’, diz medalhista da OBMEP
Abertas as inscrições para o Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo