Navegar

20/12/2018

Lançado edital dos Polos Olímpicos de Treinamento

Aula do POTI em Goiânia, em 2017                   Foto: Cortesia do professor Bruno Holanda

Que tal abrir as portas para a comunidade escolar se preparar para as disputadas olimpíadas de matemática realizadas anualmente pelo IMPA? Quem topar o convite já pode enviar uma proposta para participar dos Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), programa que oferece treinamento gratuito para as competições, com o intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

Polos afiliados e voluntários interessados em ministrar aulas presenciais com foco na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) devem consultar o edital 2019 e preencher o formulário disponível no site oficial do POTI até as 23h59 do dia 20 de janeiro.

Leia também: Matemáticos protagonistas (ainda) são raríssimos na ficção
Conheça os livros de Matemática que devem estar na sua estante
IMPA lança o projeto Meninas Olímpicas, com apoio do CNPq

No ato da inscrição, é necessário informar o nome da cidade, local onde as aulas presenciais serão realizadas, estimativa do número inicial de alunos da região que se interessariam pelos cursos e endereço do currículo Lattes dos professores participantes. Os polos devem apresentar demanda e estruturas adequadas, segundo o edital.

Embora exista a possibilidade de o polo receber financiamento, a maior parte funciona de maneira voluntária. Neste caso, a Coordenação Nacional do POTI, realizado pelo IMPA, Ministério da Educação  (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), oferece apoio institucional para a obtenção de professores voluntários e outras fontes de financiamento.

Os cursos serão ministrados no período de março a dezembro de 2019, com carga total de 120 horas, e deverão abordar temas correspondentes ao Nível 2 da OBMEP/OBM, ou seja, alunos dos 8º e 9º anos. Mas o treinamento é aberto a todos os alunos interessados, inclusive os estudantes dos níveis 1 (6º e 7º anos) e 3 (Ensino Médio).

Caso você seja estudante e deseje participar dos cursos, fique atento ao resultado da chamada pública do POTI, prevista para ser divulgado no dia 1º de fevereiro. Se a sua cidade for selecionada, você pode se inscrever nas aulas presenciais no período de 25 de fevereiro a 17 de março, no site oficial do POTI. O início das aulas deve ocorrer na semana de 23 de março.

Leia também: O que a fama de Einstein tem a ver com o Ceará?
Com a OBMEP, trimedalhista de Minas tornou-se autoconfiante
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada