Navegar

18 de dezembro de 2018, 10:00h

Conheça os livros de Matemática que devem estar na sua estante

O Natal está chegando e uma boa escolha para presentes são livros. E para quem adora Matemática há ótimas opções para conhecer melhor a história por trás desta ciência que está em praticamente todos os lugares.

Fique tranquilo porque não são livros técnicos. Eles contam histórias sobre a matemática (ou matemáticos) de forma objetiva, divertida e inspiradora. E há tantas obras neste sentido que esta é apenas a primeira parte de uma lista de livros sobre a disciplina que vale a pena ler. Confira:

 

 

O Homem Que Calculava – Malba Tahan (heterônimo de Julio César de Mello Souza) (Record)

Um clássico da literatura infanto-juvenil, o livro traz as proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir e suas incríveis aventuras nas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. Une ciência e ficção.

 

 

 

A Guerra do Cálculo – Jason Socrates Bardi (Record)

O livro narra a disputa, de mais de dez anos, entre Issac Newton (1643-1727) e Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), no início do século XVIII. Os gigantes das matemáticas alemã e britânica brigaram acirradamente e publicamente pela autoria do cálculo infinitesimal.

 

 

 

Uma Senhora Toma Chá … –  David Salsburg (Zahar)

De forma leve e partindo de quadros biográficos, o autor conta como a estatística transformou os métodos de pesquisa na ciência, aumentando a credibilidade da investigação em diversos campos do saber, como a medicina, a política e a publicidade.

 

 

 

Em Busca do Infinito – Ian Stewart (Zahar)

O autor apresenta a história da matemática de forma clara e simples, passando dos primeiros símbolos numéricos da Mesopotâmia aos grandes problemas ainda insolúveis que desafiam a mente dos maiores cientistas de nosso tempo. Com ajuda de mais de 100 ilustrações, desmistifica ideias essenciais da matemática, explicando um tema de cada vez.

 

 

O Último Teorema De Fermat – Simon Singh (Bestbolso)

Último Teorema de Fermat, um dos enigmas matemáticos mais instigantes do mundo, ficou aberto por 358 anos e foi finalmente desvendado em 1993 por Andrew Wiles. Porém, antes dele pesquisadores de várias partes do mundo devotaram suas vidas para encontrar essa resposta. O livro relata exatamente essa busca pela resolução do maior problema matemático de todos os tempos.

 

 

A Matemática do Amor – Hannah Fry (Alaúde)

A autora prova que há mais matemática no amor do que possa julgar nossa vã filosofia. De forma instigante, conduz o leitor por uma jornada entre padrões que regem a vida amorosa e prova com sabedoria e boas pitadas de bom humor que a matemática é uma poderosa ferramenta para desvendar os complicados, irritantes, enigmáticos e intrigantes padrões do amor.

 

 

O Teorema do Papagaio – Denis Guedj (Cia Das Letras)

Quando um grupo formado por um filósofo numa cadeira de rodas; um menino surdo; um casal de gêmeos adolescentes e um papagaio que sofre de amnésia se junta, pode acontecer de tudo. Neste suspense, uma rede de intrigas envolvendo a máfia, sequestros e enigmas intelectuais faz com que os personagens compreendam a história do pensamento matemático desde a Antiguidade até nossos dias.

 

 

A Janela de Euclides – Leonard Mlodinow (Geração)

O objetivo deste livro é contar de forma clara e divertida a história da geometria, uma área que sempre deixa os estudantes meio confusos. O destaque é para o autor que consegue transformar a história da geometria, das linhas paralelas e das linhas curvas do Universo numa história cheia de graça e fascínio.

 

 

A Equação que Ninguém Conseguia Resolver – Mario Livio (Record)

Durante séculos uma equação atormentou os mais brilhantes matemáticos do mundo, mas a tarefa que parecia impossível foi descoberta por dois jovens Évariste Galois (1811-1832) e o norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829). A obra é um relato fascinante e sobre simetria e tenacidade do intelecto humano frente a desafios aparentemente insuperáveis.

 

 

As Leis do Acaso – Robert Matthews (Zahar)

A necessidade de compreender o acaso fica mais fácil quando conhecemos as leis da probabilidade. Este livro ajudará o leitor a entender se apólices de seguro valem a pena, saber se um argumento científico é avanço ou bobagem,  quando há sentido em fazer uma aposta, entre outros, de forma clara e simples.