Navegar

18/08/2022

IMPA faz doação ao Programa Computadores para Inclusão

 

O processo de avaliação e organização dos bens móveis do IMPA, realizado pelo Departamento de Patrimônio, já está rendendo frutos. Nesta terça-feira (16), 384 equipamentos – como computadores, monitores e impressoras – foram destinados ao Programa Computadores para Inclusão, ação do Ministério das Comunicações (MCom) com o objetivo de promover a inclusão digital no país. A doação foi feita em parceria com Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ONG de reciclagem de material eletrônico. 

De acordo com o gerente financeiro do IMPA, Flávio Britto, a instituição iniciou em 2021 o inventário sobre o patrimônio do IMPA, com auxílio de consultoria externa. “O levantamento identificou uma grande quantidade de bens que podem ser doados, recuperados ou descartados de forma consciente”, explica. 

Leia mais: Ministro da Educação, Victor Godoy visita a sede do IMPA
Na Folha: ‘paradoxo de Polanyi’ impede a inteligência artificial?
Ricardo Freire defende tese em equações diferenciais parciais

Muitos objetos entregues, levados por um caminhão do programa, estão obsoletos ou parcialmente danificados, mas a maior parte pode ser recuperada ou ter peças extraídas para uso em outros equipamentos.

Os materiais foram retirados da sede do IMPA, no Jardim Botânico (zona sul do Rio), e de um galpão alugado em São Cristóvão (zona norte), que guarda aproximadamente 1.000 itens. A meta é esvaziar o local, reduzindo custos com a manutenção do estoque. 

Recentemente, o IMPA doou móveis – como cadeiras e mesas -, para ajudar na montagem do refeitório da Escola Estadual Manuel Bandeira, na Rua Pacheco Leão, próxima ao campus.  

Segundo Britto, o IMPA vai continuar buscando instituições públicas, como escolas e hospitais, para destinar itens que não são mais usados, mas podem ser reaproveitados ou reciclados. Os próximos beneficiados serão o Hospital de Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói, e o Conselho Estadual dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial (Cedinepir). Além disso, os bens eletrônicos avariados serão destinados ao Computadores para Inclusão.

A organização dos bens do IMPA também modernizou a identificação do patrimônio da instituição. Todo material passou a ser identificado por uma placa, que é colada aos objetivos, mais resistente e fácil de ser identificada digitalmente. 

“A ação, além de ajudar a manter o patrimônio do IMPA em um alto padrão, é uma ação social que traz um retorno para a sociedade, algo importante para um instituto que já tem essa visão em sua atuação de pesquisa”, diz Flávio Britto.

Leia também: Obra expressa complexidade e beleza da Faixa de Moebius
Matemática ajudou abelhas e peixes a sobreviver