Navegar

26/03/2018

Jacob Palis é condecorado pela Legião de Honra da França

O pesquisador emérito do IMPA Jacob Palis receberá nesta segunda-feira (26), às 17h30, a condecoração do título de Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra da França. A honraria foi oferecida em 2017 pelo presidente francês Emmanuel Macron.

A cerimônia será realizada na sede da Academia Brasileira de Ciências. Palis receberá a homenagem das mãos do cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé.

Leia também: IMPA lança pedra fundamental de seu novo campus
Grandes professores de matemática moldam destinos
Inscrições para a 14ª OBMEP terminam no dia 2 de abril

Há 13 anos, o matemático brasileiro foi condecorado Cavaleiro da Ordem. Entre os brasileiros que já receberam a comenda estão Dom Pedro II e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, homenageados com o grau Grã-Cruz da Ordem Nacional francesa.

O majores-brigadeiros do Ar Rui Moreira Lima e José Rebelo Meira de Vasconcelos receberam o grau de Cavaleiro da Ordem pela excelência da atuação como combatentes da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial.

Instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte, então cônsul vitalício da França e mais tarde imperador autoproclamado, a honraria recompensa com medalhas os militares e civis que tenham prestado trabalhos meritórios prestados à nação francesa. A Ordem Nacional da Legião de Honra possui cinco graus — Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande Oficial e Grã-Cruz.

 Serviço:

Condecoração do título de Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra da França a Jacob Palis

Data: 26 de março | Horário: 17h30

Local: Academia Brasileira de Ciências

Endereço: Rua Anfilófio de Carvalho, 29 / 3º andar. Centro, Rio de Janeiro

Leia também: Entrevista de Marcelo Viana à Fapesp: “Uma equação difícil”
Matemático Chaim Samuel Hönig morre, em SP, aos 92 anos
Robert P. Langlands é o vencedor do Prêmio Abel 2018