Navegar

19/02/2021

INCTMat faz seleção para entrevista com Karen Uhlenbeck

A norte-americana Karen Uhlenbeck, primeira mulher a conquistar o Abel Prize, será entrevistada pelas professoras Jaqueline Mesquita (UnB), María Amelia Salazar (UFF) e Miriam da Silva Pereira (UFPB), em evento virtual organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat). Além das matemáticas, um (a) aluno (a) de doutorado e/ou pós-doutorado será selecionado para integrar o bate-papo on-line. As inscrições estão abertas até quarta-feira (24) e devem ser feitas pelo endereço  inctmat-entrevista@mat.puc-rio.br

Os candidatos devem ser vinculados a uma instituição brasileira de pesquisa e ter conhecimento da língua inglesa. É preciso enviar, em inglês, apresentação de um parágrafo, uma sugestão de pergunta e sua justificativa. A gravação da entrevista será no formato virtual, em 6 de abril, e o vídeo vai ficar disponível no YouTube do INCTMat em data a ser definida posteriormente. Mais informações estão disponíveis na página do instituto

Leia mais: Campanha #CienciaSalva é tema do blog de Landim, no Globo
Coluna de Marcelo Viana: Um século de ciência na Folha 
Prêmio For Women in Science 2021 anuncia vencedoras

Professora emérita da Universidade do Texas, em Austin (EUA), e pesquisadora sênior visitante da Universidade Princeton e do Instituto para Estudos Avançados (IAS), Karen transformou o cenário da matemática com o trabalho em análise geométrica e teoria de calibre. A pesquisadora também é vista como um modelo na defesa pela igualdade de gênero na ciência e na matemática. Ela foi uma das fundadoras do The Women and Mathematics Program, criado na década de 1990 para recrutar mulheres em pesquisas matemáticas em todas as fases da carreira. 

Temas como gênero, trajetória acadêmica, pesquisa, colaborações com países da América Latina e com países em desenvolvimento prometem ser alguns dos destaques do encontro. “Vai ser muito interessante, porque Karen é uma mulher superinteligente e rica em experiências para contar. Ela desenvolveu sua pesquisa em uma época na qual houve grandes mudanças e avanços da situação das mulheres na ciência. Foi uma época interessante, e ela viveu todas estas mudanças”, comenta María Salazar.

Jaqueline aponta que o objetivo principal do encontro será inspirar e estimular pesquisadores da área matemática do Brasil, principalmente mulheres. “Estamos muito ansiosas. Será uma grande honra e um prazer poder conversar com uma matemática tão inspiradora e de tamanho renome.” 

Leia também: Vagas olímpicas aliviam pressão de vestibulandos em pandemia
Na Folha, a ‘tarefa impossível’ da quadratura do círculo