Navegar

17/02/2021

Coluna de Marcelo Viana: Um século de ciência na Folha

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Reprodução da coluna de Marcelo Viana, na Folha de S.Paulo

Há anos venho defendendo que está na hora de termos um protagonista de novela, de qualquer gênero, que seja um matemático. Não (apenas!) para a eterna glória da minha profissão e sim, sobretudo, como um lembrete bem humorado da necessidade de aproximarmos a ciência do dia a dia de todos.

Henri Poincaré escreveu que “o pensamento não é mais do que um relâmpago no meio de uma longa noite, mas é esse relâmpago que é tudo”. E precisa ser compartilhado para que ilumine a todos.

Leia mais: Prêmio For Women in Science 2021 anuncia vencedoras
Na Folha, a ‘tarefa impossível’ da quadratura do círculo
Pesquisadoras enaltecem a diversidade no campo científico

Nunca é demais enfatizar a importância de que a sociedade compreenda a importância da ciência e o seu papel no nosso desenvolvimento material e espiritual, individual e coletivo. Essa tarefa cabe, antes de mais, aos cientistas: quem se não nós pode apresentar as maravilhas do conhecimento científico e o quanto ele já fez pela humanidade?

A receptividade do público brasileiro, sempre ávido e carente de conhecimento e cultura, não está em dúvida. Até eu, que escrevo sobre tema sabidamente ingrato de comunicar, sou frequentemente agraciado com dúzias e dúzias de mensagens dos leitores, com respostas aos desafios que coloco, pedidos de novos temas a serem abordados, questionamentos sobre assuntos relacionados.

Talvez menos conhecida no meio acadêmico e científico, mas não menos importante, é a receptividade dos nossos grandes meios de comunicação, escrita, falada e visual, a conteúdos de natureza científica voltados para o público geral. Ainda temos um caminho a percorrer para alcançarmos a presença da ciência na comunicação de massa de que disfrutam países mais avançados, mas a disponibildade dos veículos está aí.

Sou grato à Folha de S.Paulo pelo espaço que me abriu para me comunicar semanalmente com todo o Brasil, com total liberdade para escrever sobre os temas que me interessam e que, acredito, podem interessar também aos leitores. O histórico da Folha de prestigiar a ciência e fomentar a livre discussão de ideias foi um grande motivador do meu interesse em assumir esse espaço, há quase 4 anos. A tarefa de escrever um artigo por semana nem sempre se coaduna bem com uma agenda pesada, mas ela já se tornou parte integrante daquilo que faço como matemático.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Vagas olímpicas aliviam pressão de vestibulandos em pandemia
À Agência Sputnik, Imbuzeiro fala do uso da IA no Brasil