Navegar

12/02/2021

Prêmio For Women in Science 2021 anuncia vencedoras

Alicia Dickenstein em palestra no Encontro Mundial de Mulheres na Matemática (WM)², em 2018.

A matemática argentina Alicia Dickenstein, professora da Universidade de Buenos Aires e vice-presidente da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), foi uma das vencedoras do For Women in Science 2021. Concedido pela Fundação L’oréal e Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), o  prêmio reconhece e apoia, anualmente, cinco notáveis pesquisadoras ao redor do mundo das áreas de ciências físicas, matemática e computação por suas contribuições à pesquisa científica.

Vencedora pela região da América Latina e Caribe, Alicia foi premiada por suas contribuições notáveis ​​na vanguarda da inovação da matemática, alavancando a geometria algébrica no campo da biologia molecular. “Sua pesquisa permite que os cientistas entendam as estruturas precisas e o comportamento das células e moléculas, mesmo em uma escala microscópica. Operando na fronteira entre a matemática pura e aplicada, ela estabeleceu vínculos importantes com a física e a química e permitiu que os biólogos obtivessem uma compreensão estrutural profunda das reações bioquímicas e redes enzimáticas”, disseram os organizadores em um comunicado.

Leia mais: Na Folha, a ‘tarefa impossível’ da quadratura do círculo
Pesquisadoras enaltecem a diversidade no campo científico
À Agência Sputnik, Imbuzeiro fala do uso da IA no Brasil

A matemática argentina esteve no IMPA para o 32º Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado em julho de 2019. Com a apresentação “Towards a multivariate Descartes’ rule (but still far away)”, Alicia abriu o ciclo de palestras plenárias do evento. Ela também foi uma das palestrantes convidadas do Encontro Mundial de Mulheres na Matemática (WM)², evento paralelo do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018, realizado no Rio de Janeiro.

Foram mais de 290 nomeações de cientistas de 66 países diferentes. Presidido pelo pesquisador extraordinário do IMPA e vencedor da Medalha Fields em 2014, Artur Avila, o comitê do júri foi composto por 12 cientistas renomados de diferentes campos científicos e regiões geográficas. O resultado saiu nesta quinta-feira (11), data de comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. As vencedoras receberão 100.000 euros (R$ 651.000) cada.

A astrofísica francesa Françoise Combes (Europa), a química Catherine Ngila (África e Estados Árabes), a química Kyoko Nozaki (Ásia-Pacífico) e a cientista da computação Shafi Goldwasser (América do Norte) foram as outras premiadas  na 23ª edição da distinção.

Leia também: Vagas olímpicas aliviam pressão de vestibulandos em pandemia
Os números perfeitos e os mistérios que reservam