Navegar

10/03/2021

IMPA promove webinar 'Matemática para Empresas'

Fundamental para tantas coisas que estão ao nosso redor, a matemática é um daquelas disciplinas que provoca paixões ou pesadelos. E por isso, muitas vezes, a importância dela no desenvolvimento de novas tecnologias, de sistemas econômicos ou em evoluções de outras áreas, como a medicina, passa despercebida. O Dia Internacional da Matemática, celebrado em 14 de março, foi criado pela Unesco em 2019 para mostrar a versatilidade dessa ciência.    

Para comemorar a data, o IMPA promove o webinar “Matemática para Empresas” nesta segunda-feira (15), às 11h, no YouTube do instituto. A ideia é mostrar como soluções matemáticas podem resolver diferentes problemas na esfera empresarial. Participam dessa conversa o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, o pesquisador Paulo Orenstein (IMPA) e a matemática Claudia Sagastizábal, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp, e pesquisadora do CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria).

Leia mais: Na Folha, Marcelo Viana fala sobre Euler e o rei da Prússia
Vasquez defende tese sobre problema bi-espectral
IMPA organiza encontro virtual sobre política brasileira

Aproximar o conhecimento produzido pelo IMPA do setor produtivo é uma das metas do instituto, que desde o ano passado intensificou o contato com empresas com a realização do 1º Workshop Matemática e Indústria. Para ampliar a atuação, Viana decidiu investir na criação de um Centro de Inovação para resolver problemas concretos. No webinar, ele trará exemplos de como o instituto pode contribuir para o desenvolvimento de empresas.

Pesquisador associado do Centro de Inovação, Orenstein vai contar a experiência dele e dos alunos do IMPA envolvidos na solução de um problema proposto pela fintech Stone. Ele também vai trazer exemplos de quando estava no doutorado na Universidade Stanford (EUA) e fez trabalhos para o Google e o Facebook.

Experiente em colaborações com o setor produtivo, Claudia Sagastizábal vai apresentar a matemática industrial, o impacto social dela e possíveis formas de aprender a pensar como um matemático industrial. A pesquisadora participará, no fim de março, do Workshop Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, promovido pelo CeMEAI com apoio do IMPA.

Com transmissão pelo canal do IMPA no YouTube, o webinar é aberto a todos os públicos e busca mostrar, com uma linguagem acessível, as possibilidades de aplicação da matemática em diversos setores. Não perca!

Serviço: Webinar Matemática para Empresas

Dia: 15 de março

Horário: 11h

Onde: www.youtube.com/impabr

Leia também: O desafio de Arquimedes para contar grãos de areia
OBMEP e IMPA lamentam morte de coordenador de Manaus