Navegar

23/02/2021

Impacto da Covid-19 na vida acadêmica é tema de live

O impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos cientistas brasileiros será o tema da terceira transmissão do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), em 1º de março. A mesa redonda acontece às 17h15, com transmissão pelo Zoom. As inscrições devem ser feitas pela página do INCTMat.  O encontro faz parte da série de atividades de desenvolvimento profissional dedicadas à comunidade matemática. Dúvidas sobre inscrições podem ser enviadas para inctmat@impa.br.

Fernanda Staniscuaski, do Instituto de Biociências da UFRGS; Leticia de Oliveira, do Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento da UFF; e Tiago Pereira, do  Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP, participam da conversa. A moderação será feita por Adriana Neumann, do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS. E a organização do evento on-line fica por conta do vice-coordenador do INCTMat Lorenzo J. Díaz, da PUC-Rio.

Leia mais: O desafio de Arquimedes para contar grãos de areia
INCTMat faz seleção para entrevista com Karen Uhlenbeck
Campanha #CienciaSalva é tema do blog de Landim, no Globo

“A ideia desta mesa redonda surgiu em um outro encontro, organizado pela UnB, sobre sociedades científicas.  Na ocasião, Adriana Neumann nos trouxe o relatório do grupo ‘Parent in Science’ sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na nossa vida acadêmica e científica. Pensamos que o início desse primeiro semestre de 2021 seria um excelente momento para apresentar esse relatório à comunidade científica e iniciar uma discussão que nos ajude a entender nossa situação, além de refletir sobre ela”, considera Diaz. 

O INCTMat promove a consolidação da matemática brasileira tanto em centros já estabelecidos quanto nos mais recentes que se espalham pelo Brasil. O instituto é coordenado por Jacob Palis (IMPA) e mantém grupos de pesquisa em 21 centros de desenvolvimento com o intuito de expandir as fronteiras na pesquisa científica, incentivando a formação de novos matemáticos.

Leia também: Vagas olímpicas aliviam pressão de vestibulandos em pandemia
Coluna de Marcelo Viana: Um século de ciência na Folha