Navegar

09/03/2023

IMPA renova cooperação com centro de pesquisa francês

O IMPA e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, renovaram o termo de cooperação da Unidade Mista Internacional (UMI) Jean-Christophe Yoccoz, que prevê a estadia de pesquisadores franceses de ponta no IMPA. Liderada pelo presidente-diretor-geral do CNRS, Antoine Petit, a delegação francesa visitou o instituto nesta quarta-feira (8), para oficializar a parceria estendida por cinco anos. Recebido pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, o grupo também esteve no terreno onde está sendo construído o novo campus sustentável.

Estiveram presentes ainda o diretor-geral do CNRS dedicado à ciência, Alain Schuhl; o diretor do Instituto Nacional de Matemática e suas Interações (INSMI), Christophe Besse; o diretor científico adjunto a cargo da Europa e das relações internacionais do INSMI, Jean-Stéphane Dhersin; a diretora europeia de pesquisa e cooperação internacional, Christelle Roy; a diretora de dados de pesquisa abertos, Sylvie Rousset; a diretora de pesquisa do CNRS e delegada científica do Instituto de Ciências Biológicas (INSB), a cargo do portfólio de imunologia, Marie-France Delaw-Cesbron, o diretor-adjunto de relações internacionais, Jean Théves; além do diretor da comunicação internacional, Samane Mussachio.

Assinado pela primeira vez em 2004, o acordo entre as instituições permite que pesquisadores franceses atuem no IMPA custeados pela França. A partir de 2016, a UMI passou a ter o nome de Jean-Christophe Yoccoz, uma homenagem ao ganhador da medalha Fields em 1994, pesquisador emérito do IMPA. A renovação do acordo foi feita em janeiro de 2022 de forma remota e foi formalizada durante a visita. Antoine Petit comentou que o encontro coroa uma parceria de anos.

Leia mais: Na infância, Claudia Lorena Espitia sonhava em ser cientista
Para que serve o problema do passeio do cavalo no xadrez?
Secretária de Ambiente e Clima do Rio visita sede do IMPA

“Estamos no Brasil somente por três dias, com a ideia de fortalecer a colaboração com institutos brasileiros, em especial com o IMPA. Já temos esse acordo há anos, então não começamos do zero, mas nossa ideia é sempre fortalecer este vínculo. Acreditamos que é muito importante investir em cientistas jovens. Então nossa ideia é trazer franceses pós-doutores para o Brasil e, claro, convidar brasileiros para irem à França”. 

Durante a visita, Viana apresentou as áreas de atuação do instituto e falou sobre as iniciativas de ampliação com a criação da graduação IMPA Tech e a construção do novo campus. O diretor-geral mostrou ainda projetos que estão sendo desenvolvidos em parcerias com empresas e com o setor público através do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).  

Petit ressaltou a missão em comum das instituições, de fazer a matemática pura e investir nas suas aplicações. “Estamos convencidos de que a matemática é uma ciência incrível, mas também muito útil para outras ciências e para a indústria. Essa é uma das ideias que queremos promover e desenvolver”, conclui o presidente do CNRS.

 

Leia também: Aluno do IMPA se dedica à combinatória desde a escola
IMPA desenvolve projeto de machine learning para Hurb