Navegar

19/01/2023

IMPA promove encontro de computação gráfica

O IMPA promove, em 25 de janeiro, o encontro de computação gráfica “LHF60++: Comemorando novamente os 60 anos de Luiz Henrique de Figueiredo”, em homenagem ao pesquisador do instituto. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição. A comemoração dará continuidade ao encontro realizado no ano passado, em Natal (RN), que não pôde contar com a presença do pesquisador. 

“Os matemáticos importantes quando fazem 60 anos ganham uma conferência em homenagem a ele, e no ano passado o Luiz Henrique completou 60 anos e teríamos um evento paralelo para homenageá-lo dentro da SIBGRAPI, mas como ele não pôde ir, resolvemos fazer um novo encontro. Esse evento será uma comemoração pelo trabalho dele que vai reunir pessoas fora de série, em um lugar fora de série. É uma oportunidade de reunirmos pesquisadores e  sabermos o que cada um está fazendo. É um jeito de nos comunicarmos por cima das redes sociais”, explicou o pesquisador do IMPA Luiz Velho, que vai apresentar uma palestra no evento sobre os trabalhos desenvolvidos por Luiz Henrique até hoje.

“Vou abordar a minha visão pessoal sobre a obra e o trabalho dele como cientista”, concluiu.  

Leia mais: Na Folha de S. Paulo, Viana fala sobre o papa matemático
Artigos destacam papel do IMPA no desenvolvimento do país
Stone traz jovens talentos da matemática ao IMPA

O evento deste ano terá abertura do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, apresentação de Waldemar Celes (PUC-RIO), uma Mesa Redonda sobre o Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), além de palestras dos pesquisadores Luiz Velho (IMPA), Roberto Ierusalimschy (PUC-Rio) e José Ezequiel Soto Sánchez (ITAM) que virá do México para participar do encontro. 

Linguagem de programação Lua

Luiz Henrique de Figueiredo (Visgraf), Roberto Ierusalimschy (PUC-Rio) e Waldemar Celes (PUC-Rio), que também estarão no evento, são os responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem de programação Lua, usada em aplicações industriais com ênfase em sistemas embutidos e jogos. Presente em videogames como World of Warcraft e Angry Birds, a linguagem foi criada em 1993 e tem relevância internacional. 

O trio chegou a ser homenageado no ano passado com a medalha Pedro Ernesto – maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. 

“A linguagem Lua tem um impacto enorme mundial, que nenhuma outra linguagem fora do primeiro mundo alcançou. É muito legal saber que o que fizemos no Brasil está sendo usado direto no mundo todo”, afirmou Luiz Henrique.  

Palestrante foi aluno de Luiz Henrique

Um dos palestrantes confirmados no “LHF60++” é o pesquisador mexicano José Ezequiel Soto Sánchez, doutor pelo IMPA, orientado por Luiz Henrique de Figueiredo e co-orientado por Asla Medeiros e Sá (FGV EMap). 

A tese de doutorado “Sobre ladrilhamentos periódicos com polígonos regulares”, defendida por ele em agosto de 2020, chegou a ser reconhecida como “destaque da comissão” no Prêmio Odelar Leite Linhares, concedido pela SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional). O trabalho também recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado em computação gráfica no SIBGRAPI 2021.

No evento, José Ezequiel apresentará o trabalho: “Ladrilhamentos com triângulos e quadrados: origami e métodos de saltos”. 

“É uma surpresa ele vir do México”, concluiu Luiz Henrique.

Leia também: Aluno de Cipotânea (MG) conquista 1º ouro da cidade
TV Globo destaca viagem de medalhistas à Disney e à Nasa