IMPA lança pedra fundamental de seu novo campus na sexta
O IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) lança às 11h desta sexta-feira (23) a pedra fundamental de seu novo campus, em terreno anexo à sede atual, no Horto Florestal, zona sul do Rio de Janeiro.
As obras deverão começar até outubro. A expansão do IMPA tem o custo orçado em R$ 100 milhões, financiados pelo governo federal por meio do Ministério da Educação. A previsão de término da construção é 2021.
Leia também: Entrevista de Marcelo Viana à Fapesp: “Uma equação difícil”
IMPA divulga resultado de edital para parceria em treinamentos
Matemático Chaim Samuel Hönig morre, em SP, aos 92 anos
O terreno, de 251.824,72m2, foi uma doação privada ao instituto. O escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados é o responsável pelo projeto de arquitetura, também financiado por doações particulares.
A área edificada terá 8.140,30m2 e inclui auditórios, gabinetes para pesquisadores e alunos, uma biblioteca, salas de aula e dormitórios.
O projeto arquitetônico da expansão do IMPA recebeu o prêmio de Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim de Arquitetura, pela minimização do impacto da obra no entorno florestal e urbano e pela modulação climática das edificações projetadas.
A cerimônia terá como convidados dirigentes das Associações de Moradores, representantes dos Ministérios
Na ocasião, será descerrada uma placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental. O endereço da solenidade é Rua Barão de Oliveira Castro, 60, Jardim Botânico, zona sul.
Serviço
Horário: 11h
Local: Rua Barão de Oliveira Castro, 60, Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)
Leia também: Robert P. Langlands é o vencedor do Prêmio Abel 2018
Museu do Amanhã mostra a beleza escondida da Matemática
Primos gêmeos constituem um dos mistérios mais intrigantes