Navegar

02/06/2021

Inscrições abertas para Colóquio Brasileiro de Matemática

Realizado tradicionalmente a cada dois anos desde 1957, o Colóquio Brasileiro de Matemática se prepara para a primeira edição virtual, por conta da pandemia do coronavírus. O encontro é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira, contando com a participação de alunos da graduação e pós-graduação, além de grandes nomes da pesquisa no Brasil e no mundo. As inscrições estão abertas e o evento acontece entre 2 e 6 de agosto, com transmissão no YouTube e Zoom.

“O grande desafio vem sendo transformar o Colóquio, que é muito baseado em um grande encontro da comunidade, em um evento à distância. Mas vemos que essa adaptação também pode contribuir para alcançarmos um público muito mais amplo, o que é animador”, aponta Carolina Araujo, pesquisadora do IMPA e coordenadora-geral do evento. 

Leia mais: Wagner Victer defende campus sustentável do IMPA em artigo
RJTV e O Globo destacam construção do campus do IMPA
Maria Eulália Vares conquista medalha Willem van Zwet

A novidade este ano é o lançamento do canal do Colóquio no YouTube (inscreva-se aqui), para quem quiser acompanhar as transmissões e participar de minicursos que antecedem o evento oficial. “Os 20 cursos estarão disponíveis no canal algumas semanas antes do Colóquio. Quem estiver inscrito no Colóquio poderá ter acesso ao material didático que será usado. E durante o congresso, vai poder participar de salas de discussão no Zoom sobre os temas discutidos nas vídeo-aulas”, explica Carolina. 

A 33ª edição do Colóquio vai contar com três palestras de divulgação, seis palestras plenárias, cursos avançados, cursos introdutórios, espaço olímpico e sessões temáticas. Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos. A programação completa está disponível no site do IMPA. Entre os palestrantes, estão os medalhistas Fields Martin Hairer, do Imperial College London, e Cédric Villani, da Universidade de Lyon. 

Alguns dos palestrantes já lançaram vídeos de divulgação sobre os cursos que serão ministrados. O material sobre as edições anteriores do Colóquio também está disponível. Confira!

Leia também: IMPA abre seleção para cargo de analista administrativo
No Livro Histórias Inspiradoras da OBMEP: Alex Sandro Santos