Navegar

19/09/2019

ICM 2018 conquista prêmio internacional de Comunicação

O ICM 2018 (Congresso Internacional de Matemáticos) conquistou o SABRE Awards Latin America, principal concurso mundial em Relações Públicas e comunicação corporativa, na categoria Not for Profit. O congresso foi presidido e organizado pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

O case premiado foi “Matemática na mídia: o Congresso Internacional no Rio – Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018)”, também vencedor do Troféu Jatobá – Prêmio Excelência e Inovação em PR em 2018. O trabalho foi desenvolvido pela Corcovado Comunicação Estratégica, agência que atende a Comunicação do IMPA desde 2016.

Leia também: Serrapilheira oferece bolsas de R$ 100 mil para cientistas
Brasil conquista três ouros e uma prata na Ibero-americana
Tales de Mileto e as origens da trigonometria

A cerimônia de entrega foi no México, em 11 setembro. Em 2018, o IMPA havia sido finalista e recebido o Certificado de Excelência do Sabre Awards Latin America, na mesma categoria (Not for Profit).

O desafio do ICM 2018 era divulgar e realizar toda a comunicação do principal evento mundial da Matemática, pela primeira vez no hemisfério Sul. Entre as ações, estiveram assessoria de imprensa – com divulgação mundial de conteúdo sob embargo –; credenciamento de 120 jornalistas internacionais e três coletivas; gestão de crises (um incêndio e o furto da Medalha Fields); a criação de site e produção de conteúdo online (210 matérias em português e inglês) e newsletters diárias para os participantes; divulgação dos principais prêmios internacionais em Matemática; redes sociais; produção de conteúdo e edição de uma revista de 80 páginas em inglês; produção de entrevistas para a ICM TV, em parceria com a produtora inglesa WebsEdge.

O ICM 2018 tornou-se um hub de eventos do Biênio da Matemática no Brasil 2017-2018. Pela primeira vez, os 570 jovens ganhadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, com 18 milhões de participantes, receberam as medalhas de ouro das mãos de três vencedores da Medalha Fields – com matéria no Jornal Nacional. Outra ação foi a entrega, no evento, do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo, criado pela agência para incentivar matérias sobre matemática e ciência no Brasil. No total, 72 reportagens inscritas, e os dez jornalistas finalistas foram ao congresso. O Prêmio 2019 foi entregue em julho, no Colóquio Brasileiro de Matemática.

Uma inovação foi a parceria com a britânica WebsEdge, com a produção de 28 programas de entrevistas em inglês para a ICM TV, com 6h de duração, exibidos em TVs no evento e na internet.

O resultado da divulgação foram mais de 200 reportagens sobre o ICM 2018 em publicações internacionais de ponta (New York Times, The Guardian, BBC, Le Monde, Deutsche Welle, por exemplo) e nos principais veículos brasileiros; 213 matérias em português e inglês nos sites do ICM 2018 e do IMPA, com 450 mil visualizações no período; 2,5 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais, sem impulsionamento.

Leia também: ‘Sem ciência pura não se faz ciência aplicada’, diz Ramos
A interseção entre a Computação e a Matemática