Navegar

10/09/2018

Comunicação do IMPA recebe reconhecimento internacional

O IMPA foi finalista e recebeu um Certificado de Excelência no principal prêmio mundial de Comunicação Corporativa, o Sabre Awards Latin America 2018, na categoria Not for Profit (Sem Fins Lucrativos). O reconhecimento é pela campanha “IMPA mostra como a matemática é divertida e transforma vidas” e atribuído ao IMPA e à Corcovado Comunicação Estratégica, agência responsável pela comunicação do instituto.

“Nos últimos anos, temos tomado consciência crescente da importância da comunicação para a nossa missão de disseminar o conhecimento científico na sociedade, aproximando a ciência das pessoas. O IMPA tem dedicado muito esforço a essa tarefa, pois acreditamos que a divulgação científica é parte integrante do trabalho dos cientistas e das instituições científicas. Temos muito orgulho nesta premiação internacional, que se soma a outras obtidas anteriormente, e demonstra de forma cabal a excelência do trabalho de disseminação científica realizado por nossa assessoria de comunicação”, disse Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.  

Entre os destaques do trabalho estão a série de reportagens sobre Matemática no Jornal Nacional, protagonizada pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana; a entrevista de Viana e da pesquisadora Carolina Araujo ao Conversa com Bial; a divulgação da OBMEP 2017, do Festival da Matemática e da Olimpíada Internacional de Matemática; e a criação da coluna semanal de Marcelo Viana no site da Folha de S.Paulo e do Blog Ciência e Matemática no site de O Globo.

Também foi levada em conta a projeção alcançada na mídia pelo IMPA, que se tornou referência nacional de Matemática e ciência para a imprensa, e a quantidade de reportagens publicadas em mídia espontânea. Os jurados avaliaram ainda as redes sociais do IMPA, que já superaram 12 milhões de pessoas alcançadas, e o novo site, reformulado em abril de 2017 e que já teve 3,2 milhões de páginas visualizadas. Participaram do trabalho Raphael Gomide, Sergio Torres, Vanessa Gonçalves, Karine Rodrigues, Anna Gomide, Carla Russo, Lavinya Andrade e Leonardo Coelho.

O vencedor na categoria “Not for Profit” do Sabre Awards Latin America foi o trabalho “Força na Peruca: Informação que empodera e gera transformação social”, da Fundação Laço Rosa, com a agência Approach; o case “Revalorizando el Trabajo del Hogar en la Sociedad Latinoamericana, do Global Home Index e da multinacional Axon Marketing and Communications, também foi agraciado com o Certificado de Excelência.

A competição latino-americana reúne instituições e as maiores multinacionais globais de comunicação, como Edelman, Jeffrey Group, Llorente & Cuenca, In Press Porter Novelli, Máquina Cohn & Wolfe, além das principais empresas brasileiras no segmento. O mesmo case já havia conquistado dois Troféus Jatobá 2017 – Excelência e Inovação em PR, prêmio nacional de Comunicação Corporativa, nas categorias Assessoria de Imprensa/Relações com a Mídia e Comunicação Integrada no segmento agências butique – de médio e pequeno porte. O case também tinha sido finalista na categoria “Educational and Cultural Institutions” no Sabre Awards Europe & Middle East.