Navegar

13/10/2022

IMPA reformula programa de mestrado

A pós-graduação do IMPA está de cara nova. O programa de mestrado passou por uma reformulação que deixa a grade curricular mais flexível e, ao mesmo tempo, completa, permitindo um ensino mais robusto de Matemática Aplicada. As mudanças passam a valer a partir de 2023. Ou seja, candidatos aprovados já cumprirão as novas diretrizes. O recebimento e avaliação das candidaturas é contínuo. Aplicações ao novo programa devem ser enviadas na página do IMPA. 

“A reforma da ênfase em Matemática Aplicada no mestrado do IMPA visa tornar o instituto ainda mais atraente para estudantes talentosos que aliam o gosto pela matemática ao interesse em suas aplicações práticas. Dessa forma, queremos ampliar ainda mais o escopo da nossa pós-graduação e, claro, fortalecer a contribuição social do instituto”, afirmou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Leia mais: ‘Conferência IMPA 70 anos’ reúne três medalhistas Fields
IMPA tem primeira defesa de tese no metaverso do Brasil
Instituto está com duas vagas abertas para pesquisadores

Atualmente, o programa de mestrado acadêmico do IMPA tem quatro áreas: Matemática – a matemática pura -; Economia Matemática; Computação Gráfica; e Matemática Computacional e Modelagem – a matemática aplicada. Com a nova grade, serão oferecidas somente duas opções: Matemática, e Matemática Aplicada. Apesar do enxugamento, os alunos ganharão mais possibilidades de estudos. O programa de Matemática não muda, enquanto o de Matemática Aplicada se torna flexível.

“Existem muitos profissionais de matemática que não eram contemplados pela divisão antiga. Ela atingia os objetivos de alunos ligados à computação gráfica e à área de fluidos, mas não oferecia flexibilidade que muitos alunos destas áreas buscavam. Por outro lado, a divisão antiga não contemplava bem alunos que buscavam caminhos em estatística e machine learning, por exemplo”, disse Lucas Nissenbaum, cientista de projetos do IMPA e que participou da formulação do novo programa de mestrado.

No novo formato, os alunos, além de poder focar nas disciplinas e áreas que já existem, ganharão novas oportunidades. As únicas matérias obrigatórias na opção de Matemática Aplicada são Análise no Rn e Álgebra Linear e Aplicações, disciplina na qual são baseadas muitas aplicações e que ganha mais peso no mestrado.

Para completar o programa, é necessário cumprir mais cinco disciplinas dentro de um grupo de 27 matérias, divididas em seis Ênfases: Otimização e Métodos Numéricos; Computação Gráfica; Dinâmica dos Fluidos; Probabilidade; Ciência da Computação e Dados; e Economia Matemática. As disciplinas devem cobrir no mínimo três grupos distintos. Além disso, é preciso cumprir mais cinco disciplinas eletivas.

“Se o aluno gostava de algum dos programas anteriores, ele pode seguir o mesmo caminho no novo mestrado. O ganho foi essa maior abrangência para quem quer mais flexibilidade. Por exemplo, antigamente, um aluno de estatística precisava fazer disciplinas que não necessariamente batiam com seu interesse de pesquisa. A partir de agora, ele pode utilizar a flexibilidade para escolher matérias que se encaixem melhor em seus objetivos”, afirmou Nissenbaum.

Outra mudança importante foi a inclusão de disciplinas de projetos como alternativa à dissertação de mestrado. “Objetivo foi enfatizar essa colaboração entre o mundo acadêmico e industrial. Com isso, a gente incentiva a participação do aluno em projetos como os realizados pelo Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA), estimulando o aprendizado de ferramentas usadas em sua aplicação”, explicou Nissenbaum. 

Outra mudança importante foi a inclusão de disciplinas de projetos como alternativa à dissertação de mestrado. “Objetivo foi enfatizar essa colaboração entre o mundo acadêmico e industrial. Com isso, a gente incentiva a participação do aluno em projetos como os realizados pelo Centro Pi [Centro de Projetos e Inovação IMPA], VISGRAF [Laboratório de Computação Gráfica do IMPA]  e FLUID [Grupo de Dinâmica dos Fluidos], estimulando o aprendizado de ferramentas usadas em sua aplicação”, explicou Nissenbaum.

O Centro Pi atuou recentemente em iniciativas de inovação junto ao Grupo Dasa – rede de medicina diagnóstica; Grupo Globo; e a fintech Stone. “As empresas têm problemas matemáticos que precisam que alguém resolva. Nós temos a expertise. Usamos as ferramentas acadêmicas, com os alunos do IMPA, na resolução destes problemas. Isso está crescendo muito, as empresas têm problemas de dados, de processamento. E o mestrado vai incentivar e guiar o aluno que estiver interessado a participar desse processo”, concluiu o cientista de projetos do IMPA.

Leia também: Viana explica teorema de Bayes em sua coluna na Folha