Navegar

08/06/2022

Ex-ministro de Portugal recebe Medalha Tiradentes

O professor Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, recebeu hoje a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia, realizada no plenário da Casa, foi comandada pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, e contou com a presença do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, além de representantes da UFRJ, Fiocruz, FAPERJ e do Consulado de Portugal.

Enquanto ministro, Heitor investiu em um conjunto de iniciativas a fim de promover e reforçar a cooperação científica e acadêmica entre Portugal e o Brasil, especialmente na relação com o Rio de Janeiro. Ele é reconhecido ainda pela ampliação da qualificação superior da população portuguesa e na valorização de carreiras ligadas à pesquisa científica no país.

Leia mais: 18,1 milhões de alunos fazem prova da OBMEP nesta terça (7)
Morre Luiz Adauto, professor da UFRJ, aos 96 anos
Inovação em programação é tema de palestra no VFX Rio

Além de ter comandado o ministério, Heitor também exerceu a função de Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Ele é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e já publicou mais de 130 artigos científicos nos últimos 35 anos.

Leia também: Últimos dias para inscrições no PICME 2022
‘OBMEP criou uma sensação de liberdade’, diz medalhista do RS