Navegar

06/06/2022

Morre Luiz Adauto, professor da UFRJ, aos 96 anos

 

Crédito: Instituto de Matemática – UFRJ

O matemático Luiz Adauto da Justa Medeiros, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), morreu aos 96 anos. O velório foi realizado no Memorial do Carmo, no bairro do Caju, Rio de Janeiro, no último domingo (5). Um dos primeiros doutores pelo IMPA, Adauto fez grandes contribuições para a área de equações diferenciais parciais, com mais de 100 trabalhos e 17 livros publicados. E deixou um impacto ainda maior na formação de matemáticos.

Nascido em Fortaleza (CE), Adauto mudou-se para o Rio de Janeiro em 1944, onde ingressou no curso de matemática na Universidade do Brasil (atual UFRJ). Concluiu licenciatura e bacharelado na instituição e, na década de 1960, estudou com o professor Leopoldo Nachbin, um dos fundadores do IMPA. Fez doutorado no instituto, com passagens pela Universidade de Yale, em Connecticut (EUA), e pela Universidade de Chicago, em Illinois (EUA). Fez pós-doutorado na Universidade de Paris, onde trabalhou com o professor Jacques Louis Lions.

Leia mais: Últimos dias para inscrições no PICME 2022
‘OBMEP criou uma sensação de liberdade’, diz medalhista do RS
IMPA faz ação de plantio no Dia Nacional da Mata Atlântica

Em 1952, foi convidado para dar aula no Instituto de Matemática da UFRJ, onde permaneceu como professor até 1996, quando se aposentou. O grupo de pesquisa em equações diferenciais parciais liderado por Luiz Adauto cumpriu importante papel na formação de profissionais para o ensino e pesquisa no país. 

O reconhecimento de sua trajetória acadêmica deu fruto a homenagens como o título de professor emérito na UFRJ; professor honorário na Universidade Nacional do Callao, em Callao (Peru); Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima (Peru); e Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Luiz Adauto deixa a esposa Lourdes Maria Palma e os quatro filhos Kathia, Luiz Henrique, Maria Laura e Sergio.

Leia também: Instituto abre inscrições para eventos científicos
Centro Pi abre vaga para cientista de projetos