Navegar

03/06/2022

Últimos dias para inscrições no PICME 2022

 

Estudantes universitários de qualquer área que conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) podem se inscrever para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), até 9 de junho. O Programa oferece a universitários de qualquer curso de graduação a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática com uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq de R$ 400.

Leia mais: Nenhum candidato selecionado para cargo de Analista de Redes
‘OBMEP criou uma sensação de liberdade’, diz medalhista do RS
IMPA faz ação de plantio no Dia Nacional da Mata Atlântica

Esta é a segunda chamada do programa neste ano, e as inscrições devem ser feitas através do site do PICME. Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail ou telefone cadastrados na inscrição e receberão orientações para prosseguirem com a candidatura. As atividades começam em agosto de 2022.

Para participar do processo seletivo deste segundo semestre, os medalhistas deverão estar regulamente matriculados na graduação pelo menos no seu 2º semestre letivo em agosto 2022. Medalhistas matriculados em curso da área de matemática e/ou multimedalhistas (pelo menos 4 medalhas) poderão participar mesmo no seu 1º semestre letivo. Os demais medalhistas, com entrada na universidade a partir de junho 2022 deverão aguardar o processo seletivo de 2023. Para mais informações, acesse o site do PICME.

O PICME é coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e oferecido por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país. A cada ano, o programa seleciona cerca de 300 novos participantes. Os selecionados para a primeira chamada do ano ingressaram no PICME em março. As bolsas são renováveis com mediante avaliação semestral.

Leia também: Instituto abre inscrições para eventos científicos
Centro Pi abre vaga para cientista de projetos