Navegar

07/06/2022

Inovação em programação é tema de palestra no VFX Rio

O VFX Rio, evento brasileiro dedicado aos efeitos visuais, cinema, games e novas tecnologias, promove uma palestra sobre os chamados “geometry nodes”, termo que faz referência a programação de jogos, filmes, entre outras peças virtuais a partir de “nós lógicos”. O desenvolvedor do Blender Dalai Felinto, que atuou como assistente de pesquisa do Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA), foi convidado para falar sobre o tema em palestra nesta quarta-feira (8), às 16h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do VFX Rio.

Voltado  para modelagem, animação, jogos e vídeo, o  software desenvolvido pelo Blender é open source, contando com a colaboração de vários desenvolvedores. Os “geometry nodes”, uma das inovações do software, conectam desenvolvedores e artistas no processo criativo. “Buscamos entender como um artista faria o conteúdo visual do zero para trazer uma forma mais prática de fazer essa programação. Eles conseguem criar cenas de forma paramétrica, seguindo um procedimento. Trabalhamos muito com o ‘set dressing’, que são os cenários e objetos de cena, controlando este mundo a partir de um sistema de regras definidas”, afirmou Dalai. 

Leia mais: 18,1 milhões de alunos fazem prova da OBMEP nesta terça (7)
Morre Luiz Adauto, professor da UFRJ, aos 96 anos
Maurício Guedes recebe título de doutor honoris causa na UFRJ

O pesquisador-líder do Visgraf, Luiz Velho, afirmou que a palestra traz uma nova maneira de programação voltada para computação gráfica. “O Blender é o software que usamos no laboratório para fazer nossa modelagem e programação no metaverso. Na palestra, o Dalai vai explicar como surgiu essa maneira de customizar o Blender de forma programática. Em vez de programar escrevendo, você consegue programar ligando ‘caixinhas’, o que facilita o processo para artistas! É uma atividade que interessa muito para quem está querendo explorar o máximo desses recursos”, comentou.

Dalai Felinto, à direita, em atividade no Visgraf

A palestra conta com mediação de Rafael Vallaperde, sócio e Diretor Criativo na Lightfarm Studios. Dalai ainda disse que a expectativa é trocar experiências com o público do evento. “É incrível saber que tem outras pessoas que compartilham essa missão de criar as melhores ferramentas de autoria digital e de acesso democrático. Espero que essa mensagem de colaboração entre desenvolvedores e artistas gere mais frutos para o futuro!”, disse.

Leia também: Últimos dias para inscrições no PICME 2022
‘OBMEP criou uma sensação de liberdade’, diz medalhista do RS