Navegar

06/06/2022

18,1 milhões de alunos fazem prova da OBMEP nesta terça (7)

Crédito: Pexels

Mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país participam da prova da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira (7). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. 

As provas serão aplicadas e corrigidas pelas escolas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. O estudante terá duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). 

Leia mais: Morre Luiz Adauto, professor da UFRJ, aos 96 anos
Maurício Guedes recebe título de doutor honoris causa na UFRJ
Últimos dias para inscrições no PICME 2022

Alunos com necessidades especiais dispõem de três horas e meia para completar a prova. O regulamento da olimpíada está disponível no site. Os estudantes classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, em 8 de outubro.

A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível. As instituições de ensino devem enviar os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase pelos correios, até 20 de junho.

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Leia também: ‘OBMEP criou uma sensação de liberdade’, diz medalhista do RS
Centro Pi abre vaga para cientista de projetos